spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Apresentação resgata ritmo latino-americano em Florianópolis

VariedadesApresentação resgata ritmo latino-americano em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Willy González e convidados resgatam o ritmo latino-americano em Florianópolis nesta quarta, dia 29

Quem está acostumado com os ritmos e percussões da música latino-americana vai se surpreender ao ouvir as linhas melódicas do baixista argentino Willy González. Com seu Yamaha, é especialista em acompanhar chacareras, zambas, chamamés e outros ritmos típicos com autenticidade. O músico, que já tocou com figuras ilustres como Mercedes Sosa, está em Florianópolis e se apresenta nesta quarta, dia 29 de julho, no Espaço Cultural Sol da Terra, às 21h. O ingresso custa R$ 20.

Willy reúne figuras da cena de música latino-americana da ilha: a flautista Maiara Moraes, o violonista Eduardo Pimentel, a cantora Romy Martínez e o baixista Carlos Lamarque, todos ex-alunos do Curso de Música da UDESC. No repertório, canções populares do continente e músicas autorais de Willy González, que veio ao país apresentar o novo trabalho e ministrar workshops em Porto Alegre (RS) e Campinas (SP) sobre improvisação e ritmos latino-americanos.

A parceria com Willy González surgiu em 2005, quando o baixista Carlos Lamarque visitou Buenos Aires para estudar a música popular com o argentino. Empolgado com o ritmo, Lamarque voltou ao Brasil e montou o grupo “Sonido”, de Florianópolis, para estudar e tocar um repertório baseado em ritmos dos países sul-americanos. A atual cantora do grupo, Romy Martínez, conta que, de lá pra cá, Willy vem estabelecendo cada vez mais contato com os músicos do país.

A cantora, que nasceu no Paraguai e veio estudar música em Florianópolis, é outra entusiasta da música sul-americana. Para ela, a voz é um fator marcante nos temas da região. “A voz, além de executar a melodia, comunica através da letra das canções, anedotas, danças, e idiossincrasia próprias da cultura e do povo latino-americano”, completa.

SERVIÇO
O quê: Willy González e convidados
Quando: dia 29 de julho, quarta-feira, às 21h
Onde: Espaço Cultural Sol da Terra
Quanto: R$ 20.
Convidados:
Maiara Moraes: Flauta transversal
Eduardo Pimentel: Violão
Romy Martínez: Voz
Carlos Lamarque: Baixo