Concerto beneficente, no dia 27 de novembro, reforça o compromisso da Orquestra Filarmônica Catarinense com a inclusão e o impacto social em Santa Catarina
Palhoça, 25 de novembro de 2024 — A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza no dia 27 de novembro, às 20h30, um concerto especial no Clube 07 de Setembro, no centro de Palhoça, em celebração ao Dia da Generosidade. A apresentação tem como objetivo promover um Natal mais digno para famílias em situação de vulnerabilidade social, com destaque para a comunidade do Brejarú, no município. O ingresso pode ser retirado no próprio local mediante a doação de brinquedos, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas ou calçados.
O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Saber e Recriar, conta com o apoio da OFiC, da Loja Maçônica Ciência e Misticismo e do Grupo Unidos Pelo Amanhã. A iniciativa simboliza o compromisso da Orquestra em unir música e solidariedade, transformando vidas por meio da arte e experiências musicais únicas.
Compromisso social: 129 ações realizadas em 2024
O concerto no Dia da Generosidade marca a 129ª apresentação sociocultural da OFiC em 2024, consolidando um ano repleto de projetos e oficinas musicais na comunidade de Palhoça. Entre abril e outubro, a Orquestra realizou 106 apresentações extramuros, alcançando hospitais, escolas públicas, abrigos e instituições de assistência social, além de idealizar outras cinco apresentações na série sustentável Canção da Terra, incluindo destaque no 6º Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades (WSSD-U-2024), em agosto.
As iniciativas envolveram públicos diversos, como crianças e adolescentes hospitalizados, idosos em programas de assistência, alunos da rede pública e comunidades carentes, como as de Frei Damião e Brejarú, em Palhoça. “Música para o Amanhã” e “Raízes do Bem-Estar”, projetos de musicalização e práticas holísticas, respectivamente, refletem o compromisso da OFiC na inclusão e na formação cultural e terapêutica.
O diretor artístico da Orquestra, Pablo Rossi, reforça a relevância dessas ações. “Promover a música em comunidades diversas não é apenas compartilhar arte, mas também criar um impacto social profundo em cada indivíduo. Acreditamos no poder transformador da música e no papel essencial da OFiC como agente de inclusão e valorização das pessoas. Neste Dia da Generosidade, a música clássica se torna ferramenta de solidariedade e esperança, reafirmando o nosso compromisso com a mudança cultural e social em Santa Catarina”, afirma.
A OFiC conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.
Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)
Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso.
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos.
Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.