spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Após ser notificada pelo Procon, Celesc se manifesta sobre falta de luz na virada do ano

GeralApós ser notificada pelo Procon, Celesc se manifesta sobre falta de luz...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Celesc confirmou nesta segunda-feira, 4, o recebimento da notificação do Procon de Florianópolis e afirmou que irá prestar os esclarecimentos necessários ao órgão dentro do prazo solicitado. O documento diz respeito à falta de energia elétrica ocorrida no Norte da Ilha nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A empresa divulgou uma nota esclarecendo que, por volta das 15h do dia 31, rajadas de ventos de mais de 50 km/h atingiram a região, desligando cinco alimentadores (redes que transportam energia elétrica das subestações para os transformadores) simultaneamente. Com isso, o abastecimento de energia foi interrompido para aproximadamente 35 mil unidades consumidoras nos bairros de Canasvieiras, Ingleses, Santinho, Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Com o pronto atendimento das equipes de emergência, o sistema elétrico foi sendo gradativamente recomposto e, em duas horas, 32 mil unidades consumidoras já contavam com fornecimento. Pouco depois das 20h, o abastecimento estava normalizado em quase 100% da área atingida, restando casos isolados. A área de maior dificuldade para as equipes foi entre Jurerê e Daniela devido ao rompimento de um cabo e à quebra de um isolador, danos que exigiram mais tempo para o conserto.

No dia 1º, foi registrado ainda o desligamento de um alimentador durante uma hora e meia na região, em função de quebra de um equipamento na saída da Subestação Ingleses. Em função das características dos estragos, a causa provável é de que algum objeto tenha sido lançado contra a rede ainda no dia 31.

Na região, no período compreendido entre 14h30 do dia 31 de dezembro e 20h do dia 1º de janeiro, após o serviço de recomposição dos alimentadores, foram atendidas 360 ocorrências, destas 170 foram falta de fase e 12 foram transformadores queimados. O tempo médio de atendimento das ocorrências ficou acima do normal, prejudicado pela dificuldade de tráfego das equipes e pela ausência de sinal de telefonia móvel, que impediu o acionamento remoto de vários equipamentos da rede elétrica.

A empresa esclarece ainda que os casos de danos elétricos serão analisados conforme regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).