spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Secretaria de Saúde se manifesta após cantora alertar para ‘surto de caxumba’ na Capital

SaúdeSecretaria de Saúde se manifesta após cantora alertar para 'surto de caxumba'...
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

A cantora Bruna Góis, de Florianópolis, publicou na noite desta quinta-feira, 17, na sua página pessoal do Facebook, que um "surto de caxumba" estaria ocorrendo na capital catarinense. Bruna inclusive postou uma foto sua em uma unidade de saúde da Capital sendo atendida após ter contraído a doença.

Durante esta sexta-feira a postagem da cantora ganhou grande repercussão na internet, sendo compartilhada milhares de vezes, inclusive com relatos de outras pessoas que também afirmaram ter contraído a doença nos últimos dias. 

Diante da grande repercussão, a secretaria Municipal de Saúde se manifestou. Confira a nota abaixo na íntegra:

"Sobre a informação que circula nas redes sociais nesta sexta-feira, 18, de que haveria um suposto surto de caxumba em Florianópolis, a Secretaria de Saúde esclarece:

 Caxumba não é agravo de notificação compulsória – não é considerada, de maneira isolada, de importância para a saúde pública. Entretanto, surtos (casos agregados, com vinculação entre eles) são de notificação obrigatória e devem ser comunicados para a Vigilância Epidemiológica, sob risco de responsabilização por omissão de informação obrigatória a autoridade de saúde publica.

 A Secretaria de Saúde recebeu, até esta sexta-feira, duas notificações de surtos que estão sendo investigadas no momento, um total de cinco pessoas.

 A principal medida de prevenção é manter o calendário de vacinação em dia, já que a caxumba é uma doença imunoprevenível. A vacina está disponível para crianças e adultos nos Centros de Saúde do Município.

 Além disso, é importante lembrar que a caxumba é transmitida através de gotículas de saliva das pessoas afetadas, então o afastamento dos doentes do trabalho, escola, etc, manter os ambientes arejados e lavar as mãos frequentemente são medidas universais que devem ser adotadas sempre."