Anunciados os jurados do FAM 2022
Pela primeira vez no Festival, Mostra Curtas Catarinense terá prêmio especial com equipe de jurados formada inteiramente por profissionais da imprensa do Estado
Novidade na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, time de profissionais da imprensa de Santa Catarina forma o Júri Especial da Mostra Competitiva Curtas Catarinense: Brígida de Poli, Colunista do Portal Making Of; Ed Soul, Apresentador na NSC TV; Marta Gomes, Apresentadora na NDTV; Romí de Liz, Head de Comunicação e Programação da NSC; e Rosana Ritta, Editora-executiva do ND. Eles concederão o prêmio de Melhor Filme a um dos seis curtas-metragens presentes na Mostra Catarinense. A obra escolhida leva o Troféu Panvision hoje à noite (28), na Cerimônia de Encerramento e Premiação do FAM 2022, realizada no CineShow Beiramar Shopping.
Brígida de Poli é jornalista, ex-coordenadora do Núcleo Globo da afiliada da Rede Globo, em Santa Catarina, e também autora do livro “As mulheres da minha vida – Crônicas” (Ed.Insular) e do texto dramático “A mulher na Janela”. Atualmente assina a coluna “Crônicas;Séries e Filmes” no Portal Making Of e a coluna “O livro que virou filme” na Revista Paranhana Literário.
Ed Soul foi grande revelação da televisão catarinense no comando do quadro “Alô Comunidade” do Jornal do Almoço. Foi indicado ao Troféu Raça Negra, na Categoria Jornalismo Televisivo, recebeu o prêmio ADVB empresa cidadã 2012, Prêmio RBSTV de Jornalismo e, a mais nobre homenagem entregue pelo legislativo catarinense, uma Comenda por suas atuações relevantes nos palcos, comunidades e televisão. Além de seu trabalho como repórter e apresentador na NSC TV, também é diretor do documentário “O Lado B”.
Marta Gomes é jornalista e atua em televisão há 22 anos. Já passou por emissoras como RBS TV, SBT e NDTV Record, onde há 13 anos atua como repórter e apresentadora. Comanda os programas Destino SC e A Hora da Venenosa.
Romí de Liz construiu a trajetória ao longo de 30 anos na NSC. Foi repórter, editora de política e de projetos especiais, com ampla atuação em Cultura e Variedades. Lidera a área Comunicação e Marca e de Programação da NSC TV.. Liderou a transição do nome RBS para NSC – case vencedor do Rebrand 100 Global Awards, o principal reconhecimento a projetos de reposicionamento de marca no mundo.
Rosana Ritta atua há 37 anos no jornalismo impresso. Com passagens pelos principais veículos de Santa Catarina, trabalhou por 20 anos no A Notícia, quando o veículo era diário e tinha circulação estadual. Foi diretora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, assessorou o Festival de Dança de Joinville, foi editora-chefe do OCP de Jaraguá do Sul e hoje é editora-executiva do jornal impresso ND, do Grupo ND, em Florianópolis, onde está há três anos.
JÚRI OFICIAL FAM 2022
O grande prêmio da noite, o Melhor Filme da Mostra Longas pelo Júri Oficial, será concedido pelo realizador, diretor de fotografia, produtor e educador Bruno Risas; pela a diretora catarinense, Fabi Penna; epela diretora e produtora executiva Viviana Saavedra.
E dos curtas, que inclui a Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense e Mostra Especial Lei Aldir Blanc, os jurados são Adis Mesquita, produtora executiva na Boomerang Stream (Bolívia) e Gerente de Desenvolvimento de Projetos da empresa Matices Media; Ana Maria Rocha, jornalista, produtora e documentarista, com passagem pelos veículos Globo, Manchete, SBT e Nacional; e Mariana Toledo, repórter do site Tela Viva, especializado nos principais acontecimentos do mercado audiovisual.
Formam o Júri Oficial da Mostra Infantojuvenil: a produtora executiva da Belli Studio, presidente do SANTACINE (Sindicato da Indústria Audiovisual de SC) e representante da BRAVI no estado de SC, Aline Belli; a cineasta, roteirista e produtora, Bárbara Cariry; e a antropóloga, realizadora audiovisual e diretora executiva da Usina da Imaginação, Rita de Cácia Oenning da Silva.
Na Mostra WIP, avaliando os filmes ainda em etapa de pós-produção, está Denise Jancar, executiva do mercado audiovisual e distribuidora de filmes através da empresa PROMOVERE; Gustavo Castro, consultor argentino; e Lucila Frank, que atualmente trabalha na distribuidora Cinetren, também da Argentina.
O júri da Mostra Videoclipe fica por conta de Diana Boccara, que há 7 anos integra o duo Couple Of Things ao lado de Leo Longo; Marcelo Mudera, comunicador, artista e produtor audiovisual de Florianópolis; e, também da capital catarinense, o professor Silvio Sato.
E na Mostra Rally Universitário, composta pelos filmes produzidos pelos estudantes durante o Festival, o Júri Oficial é formado por Alejandra Marano, diretora executiva da Construir TV, diretora artística da Construir CINE e ODS LAB: Laboratório Audiovisual para os Objetivos da Agenda 2030, e Mentora da Série LAB da Sanfic Industria (Santiago de Chile); Leo Longo, diretor, filmmaker e showrunner das séries “A Volta Ao Mundo em 80 Videoclipes” (Globoplay e Canal BIS), “What If Collab” (Amazon Prime Video), “Videoclipers” e “Abitah” (YouTube); e Victor Hugo Furtado, redator e crítico do site Papo de Cinema e comentarista de cinema na Rádio União FM (105.3).
Os filmes participantes também concorrem ao prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A Cerimônia de Premiação do FAM 2022 será realizada hoje (28), às 19h, no CineShow Beiramar Shopping. Após a entrega dos troféus, será exibido o longa-metragem catarinense Mares do Desterro, dirigido por Sandra Alves.
O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Apoio Engie e Prefeitura Municipal de Florianópolis, Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.