fique por dentro de floripa

- Turismo - Aniversário de Florianópolis: tours gratuitos vão relembrar fatos históricos da cidade

16.03.2017

Aniversário de Florianópolis: tours gratuitos vão relembrar fatos históricos da cidade

16.03.2017
Aniversário de Florianópolis: tours gratuitos vão relembrar fatos históricos da cidade
Foto: Juliano Zanotelli / Arquivo Pessoal

O Tour #CozaNossa, criado para valorizar a história e a cultura de Florianópolis, tem programação especial no mês de aniversário de Florianópolis: neste sábado, 18, o tema é Novembrada, um dos episódios mais importantes da história política do país para a reabertura política após duas décadas de Ditadura Militar. São dois horários: 13h30 e 17h. É preciso se inscrever pelo link: http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada.

No dia do aniversário da cidade, 23 de março, o Guia Manezinho Rodrigo Stüpp, Jornalista, Guia de Turismo e criador dos roteiros, irá recontar o cotidiano da antiga Nossa Senhora do Desterro até meados do Século 20.

Sobre o tour

O ponto de encontro é a escadaria da Catedral. A caminhada com narrativa de 1 hora  tem com passagens pelo Palácio Cruz e Sousa e pelo Ponto Chic (Senadinho). São três paradas previstas.

“Os roteiros são uma maneira de valorizar a nossa história e a nossa cultura. É feito por pessoas daqui e tem foco em quem mora aqui, sendo manezinho ou não. É uma oportunidade para todos aprendermos mais sobre o lugar onde vivemos”, explica Rodrigo Stüpp, criador do projeto.

“A minha mãe não está em pauta”

Em 30 de novembro de 1979, o presidente João Batista Figueiredo reagiu às vaias e aos xingamentos, livrou-se da própria segurança e partiu pra cima de manifestantes. A gasolina havia subido naquela semana, a inflação estava fora de controle e donas de casa batiam panelas.

Contrariado pelas vaias, que vinham de um protesto organizado por estudantes da UFSC, o presidente fez um sinal com as mãos que mudou o cenário. O protesto fugiu do esquema de segurança presidencial e houve muito empurra-empurra entre as cerca de 4 mil pessoas que estavam na Praça XV.

Pesquisa histórica

O Tour #CozaNossa - Novembrada tem como base os livros “Revolta em Florianópolis: A Novembrada de 1979”, de Luis Felipe Miguel, e “Novembrada: Um relato da Revolta Popular”, de Moacir Pereira. O curta-metragem “Novembrada”, de Eduardo Paredes, também é referência. Houve ainda coleta de material na Casa da Memória e breves entrevistas com pessoas que estavam na praça naquele dia protestando, trabalhando para o governo ou fazendo cobertura jornalística.

Pague o Quanto Quiser

A organização pede inscrição prévia pelo link:  http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada. O evento é gratuito, mas segue um modelo bastante comum especialmente na Europa: pague o quanto quiser (PQQ). É o público quem decide quanto vale o passeio ao final do roteiro.

SERVIÇO

Tour Mané Côza Nossa -  Novembrada

COMO: Caminhada (walking tour) com cerca de 1 hora de duração

ONDE: Ponto encontro: Escadaria da Catedral. Roteiro pelo Centro e Calçadão da Felipe Schmidt.

QUANDO: Sábado, 18 de março, às 13h30min e às 17h

QUANTO: Gratuito, no sistema PQQ (Pague o Quanto Quiser)

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada

INFORMAÇÕES: Evento no Facebook

CONTATO: Rodrigo Stüpp (48) 98842-9117

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Rede hoteleira de Florianópolis comemora liberação das praias às vésperas do feriado

03.09.2020

Rede hoteleira de Florianópolis comemora liberação das praias às vésperas do feriado

Intercity Florianópolis reabre com protocolos de segurança

01.09.2020

Intercity Florianópolis reabre com protocolos de segurança

Santur lança pesquisa para conhecer a intenção de viagens a Santa Catarina pós-pandemia

25.08.2020

Santur lança pesquisa para conhecer a intenção de viagens a Santa Catarina pós-pandemia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.