fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Análise do Sindifisco/SC: arrecadação de Santa Catarina cresce 59,2% em maio

04.06.2021

Análise do Sindifisco/SC: arrecadação de Santa Catarina cresce 59,2% em maio

04.06.2021
Análise do Sindifisco/SC: arrecadação de Santa Catarina cresce 59,2% em maio
Foto: Divulgação


Apesar da comparação sobre maio do ano passado, período fortemente impactado pela pandemia, desempenho é considerado bastante positivo pelo fisco catarinense

 

A arrecadação total de Santa Catarina registrada até 31 de maio foi de R$ 2,98 bilhões, o que corresponde a crescimento de 59,2% na comparação com maio de 2020, mês fortemente impactado pela pandemia. Se for considerado apenas o ICMS, o crescimento chega a 65,2%, com R$ 2,33 bilhões arrecadados somente com o imposto. As informações foram divulgadas e analisadas pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco/SC) nesta quinta-feira (3/6).

De acordo com o presidente do Sindifisco, auditor fiscal José Antônio Farenzena (Zeca), embora a base comparativa seja de um período bastante deprimido economicamente pela pandemia, o desempenho é digno de comemoração. “O Governo do Estado pode contar com uma arrecadação tributária sólida, que se mantém e cresce a olhos vistos. Em termos reais, considerando que em maio passado tivemos uma queda de quase 25% na arrecadação total e descontada a inflação de todo o período desde maio de 2019, que era uma base mais real, anterior à pandemia, crescemos 15%, o que é um grande feito no atual contexto”, avalia.
 

Zeca relaciona o desempenho positivo diretamente com a ação fiscal. “Basta ver que estamos acima do crescimento nacional e de estados vizinhos. Aqui, mesmo com as dificuldades, seguimos implementando melhorias na fiscalização e monitoramento”, diz.

Um exemplo é a plataforma “Malhas Fiscais”, desenvolvida pelos auditores fiscais para monitoramento e fiscalização também vem contribuindo diretamente para a autorregularização dos contribuintes e, consequentemente, para a manutenção do crescimento arrecadatório.

 

Setores - Enquanto em maio de 2020 todos os setores apresentaram desempenho negativo, em maio deste ano a situação é bem diferente e os números retratam a boa recuperação e o aquecimento da economia. Entre os destaques de maio estão o desempenho do setor de automóveis e autopeças (309,6% de crescimento) e a indústria têxtil (143,9% de incremento). A exemplo do que vem ocorrendo mês a mês, o setor de materiais de construção segue crescendo: 79,7% de incremento agora em maio. 

 

As redes de varejo (91,1% de crescimento), o setor de combustíveis (74,3% de incremento) e a agroindústria (64,3% a mais) também puxaram o crescimento. A arrecadação garantida nas gerências regionais da Secretaria de Estado da Fazenda é outro destaque: cresceu 115,6% em maio, resultado do trabalho de monitoramento e fiscalização dos auditores fiscais. “Os índices são bastante positivos e refletem a tendência de retomada do crescimento de toda a economia”, analisa o diretor de  Políticas e Ações Sindicais do Sindifisco/SC, auditor fiscal Sérgio Pinetti.


Riscos - De acordo com o diretor Sérgio Pinetti, embora a arrecadação mantenha a tendência de crescimento nos últimos meses, é importante estar atento aos riscos que podem comprometer o bom desempenho da economia catarinense. Um deles é o anunciado agravamento da pandemia (a chamada terceira onda), que pode trazer restrições à atividade econômica. “A falta de componentes eletrônicos é outro fator de alerta, pois afeta não só a nós, mas ao mundo todo e, mais diretamente às indústrias catarinenses de veículos automotivos, eletrodomésticos e de automação industrial”, diz.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

18.06.2021

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

17.06.2021

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

07.06.2021

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.