fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Ampe propõe ações emergenciais com Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

08.09.2020

Ampe propõe ações emergenciais com Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

08.09.2020
Ampe propõe ações emergenciais com Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Foto: Piter Santana, presidente da Ampe Metropolitana. Crédito: Alexandre Salles

 

 

A Ampe Metropolitana encaminhou às prefeituras da região a sugestão de um Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, com ações urgentes até dezembro deste ano. A proposta inclui medidas administrativas emergenciais, manutenção do fluxo econômico do município e ações de estímulo ao segmento, para que consiga enfrentar o quadro recessivo da economia, em consequência da pandemia da Covid-19.

 

“Os pequenos negócios representam quase a totalidade dos empreendimentos existentes, são responsáveis por grande parte da movimentação da economia das cidades, em especial das pequenas, e possuem uma forte identidade cultural com as localidades onde estão instalados”, explicou Piter Santana, presidente da Ampe Metropolitana. Além disso, lembra que a maioria dos pequenos negócios não possui reservas financeiras, o que leva à quebradeira em crises como a atual. “Queremos contribuir para a manutenção de um segmento que gera 60% dos empregos e ocupações locais, colabora com a redução da pobreza, paga tributos essenciais para a saúde, por exemplo, além de ajudar na distribuição de riquezas e na inclusão social”, justificou.

 

COMO AS PREFEITURAS PODEM APOIAR

 

- Manter oferta de produtos da merenda escolar com produtos de pequenas empresas e pequenos produtores do município ou da região metropolitana. 

- Estabelecer parceria com supermercados locais para realização de compra dos pequenos produtores rurais. 

- Estudar viabilidade de implantar programa de crédito municipal com pagamento de juros com recursos públicos municipais, visando aumentar o consumo local e financiar capital de giro de pequenos negócios. 

- Identificar, mediante análise do Certificado de Registro Cadastral Municipal, os potenciais fornecedores locais. 

- Estimular a participação do MEI nas aquisições municipais de produtos e serviços de pequenos reparos em prédios públicos. 

- Incentivar as micro e pequenas empresas a participarem das compras municipais, disponibilizando informações sobre as legislações. 

- Realizar compras municipais observando os requisitos da Lei No 13.979/20 e da MP 961/2020 para aquisição de bens e serviços, preferencialmente dos fornecedores locais. 

- Realizar treinamentos para utilização de plataformas on-line de compras governamentais. 

- Sensibilizar médias e grandes empresas da região a adquirirem produtos e serviços dos pequenos empreendimentos locais. 

- Estimular e apoiar micro e pequenas empresas locais a participarem do processo de compras públicas dos estados e da União.

 

SUGESTÕES DE ESTÍMULO 

 

- Disseminar medidas anunciadas pelos governos local, estadual e federal em favor dos pequenos empreendimentos. 

- Divulgar eventos de capacitação promovidos pelas entidades da sociedade civil organizada, entidades empresariais e outras instituições em favor dos pequenos empreendimentos. 

- Estruturar Espaço do Empreendedor com recursos materiais, humanos e de conectividade necessários para prestar informações e orientações através de WhatsApp ou outros canais digitais. 

- Estimular as pequenas empresas locais a criarem canais de venda on-line. 

- Elaborar e divulgar junto à população local a relação de empresas que forneçam produtos através plataformas de comercialização e de serviços de entrega em domicílio (delivery). 

- Implantar a Campanha Compre do Pequeno junto às famílias para a manutenção do consumo local dos diferentes segmentos de pequenos empreendimentos. 

- Disponibilizar de forma gratuita sistema de Wi-Fi de qualidade. 

- Disponibilizar a Nota Fiscal Avulsa (preferencialmente eletrônica) para o MEI, sem burocracia e de forma gratuita. 

- Reconhecer o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual – CC- MEI emitida no ato da formalização dispensando a obtenção de alvará de funcionamento, nos casos de atividades de baixo risco conforme lei federal da Liberdade Econômica. 

- Celebrar parceria com entidades empresariais para prestar orientações aos 

empreendedores locais, orientação em gestão financeira, elaboração de fluxo de caixa e controles financeiros. 

- Elaborar estudos para identificar linhas de crédito disponíveis que ofereçam as melhores taxas e demais condições. 

- Promover a inclusão de novos atores do sistema financeiro, tais como as Empresas Simples de Crédito e Fintechs. 

- Elaborar, divulgar e implementar um plano anual de compras de bens e serviços, observando os aspectos da Lei Complementar 123/2006 e legislações complementares.

- Simplificar e desburocratizar o registro e o licenciamento de empresas.
- Incentivar a aproximação dos pequenos negócios com centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação, parques e polos tecnológicos.
- Facilitar o acesso a novas tecnologias objetivando aumentar a competitividade dos pequenos negócios. 

- Estudar a viabilidade de implantar ações de caráter microrregional, que em função da obtenção de ganhos de escala geram resultados de maior impacto. 

- Disponibilizar apoio jurídico às micro e pequenas empresas. 
- Orientar micro e pequenas empresas para adoção de medidas sanitárias nas suas instalações, para preservar saúde de seus colaboradores e de clientes por ocasião da revogação medidas de isolamento social.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

18.09.2020

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

Floripa Shopping será pioneiro na oferta de entrega expressa em parceria com Delivery Center

17.09.2020

Floripa Shopping será pioneiro na oferta de entrega expressa em parceria com Delivery Center

Impacto nos pequenos negócios durante a pandemia é maior para as mulheres empreendedoras do que para os homens

17.09.2020

Impacto nos pequenos negócios durante a pandemia é maior para as mulheres empreendedoras do que para os homens

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.