Em ofício enviado ao Governo do Estado de Santa Catarina, a empresa norte-americana American Bridge informou que não executará as obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do governo estadual na noite desta sexta-feira, 9.
A empresa norte-americana explicou a decisão por conta, sobretudo, da conjuntura econômica do Brasil e da desvalorização do real. A American Bridge se dispõe a colaborar com os trabalhos.
O Estado segue avaliando a proposta apresentada pelo grupo português Teixeira Duarte para a executar a restauração.
A subsidiária do grupo, a Empa, concluiu dia 4 deste mês as obras das torres de sustentação da ponte. Na última terça-feira, 6, o Governo liberou a ordem de serviço para a conclusão da treliça da estrutura inferior que fará a ligação entre os quatro pilares e o vão pênsil da Hercílio Luz. O trabalho deverá ser concluído em 180 dias, com um investimento de R$ 11,4 milhões.
Antes de aprovar a continuidade da restauração, o Governo do Estado afirmou que apresentará à sociedade a proposta do grupo Teixeira Duarte, o que deverá ocorrer nos próximos dias.