spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Alunos da rede municipal de Florianópolis terão aulas de projeção mapeada e exibirão obras em festival em novembro

EducaçãoAlunos da rede municipal de Florianópolis terão aulas de projeção mapeada e...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Atividades serão realizadas entre os dias 24/10 e 09/11 em 7 escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis; resultado será projetado em mostra especial de Projeção de Curtas em prédio histórico na Praça XV de Novembro


Entre os dias 24/10 e 09/11, alunos de sete escolas de educação básica da rede pública de Florianópolis participarão de oficinas de projeção mapeada e light painting, técnicas que usam a tecnologia e a luz para criar e projetar obras de arte. As atividades formativas fazem parte do We Light Floripa, festival inédito que traz para a Capital uma programação ao ar livre de projeções mapeadas, instalações de luz, performances visuais com VJs e lives de cinema. O evento será nos dias 25 a 27 de novembro no Centro Histórico.

As oficinas para os estudantes serão ministradas pela LapisLab, escola de desenho e animação de Florianópolis que é parceira do festival. O resultado dessas aulas será transformado em curtas e, em novembro, projetados na fachada de um prédio na Praça XV durante o We Light Floripa. 

Como será o mundo em 2122

Cerca de 300 jovens de escolas nos bairros Tapera, Ratones, Rio Vermelho, Armação, Ribeirão da Ilha, Coqueiros e Pantanal participarão das oficinas de projeção mapeada e de lightpainting. 

Instigados a imaginar o Natal daqui a 100 anos, em 2122, os alunos que participarem das oficinas de projeção mapeada terão seus desenhos transformados em curtas. Durante o We Light Floripa, no final de novembro, serão projetados na fachada de um prédio na Praça XV, no Centro da cidade.. 

De acordo com Tailor Morais, diretor de programação da produtora Marte Cultural e um dos idealizadores do festival, as atividades de formação para jovens é uma das premissas do projeto desde quando começou a ser pensado, ainda em 2018, junto ao artista catarinense Bruno Bez. 

— A ideia é formar público para as artes visuais e instigar a criatividade de alunos e professores. Além disso, queremos chamar a atenção dos jovens para a cultura das artes digitais e imersivas e também para a arte feita com luz — diz Morais. 

Exibições a céu aberto

O We Light Floripa foi idealizado para ser uma grande exibição a céu aberto de obras de arte que usam novas mídias como suporte, inspiradas nas problemáticas do mundo contemporâneo. Ao unir arte, tecnologia, arquitetura e projeção de luz em formatos variados —  site specific, live cinema, performances audiovisuais, video mapping e instalações de LED, entre outras —  o projeto  é inédito por instigar artistas a experimentarem outros modos de expressão e, principalmente, por chamar atenção das novas gerações para as artes visuais. 

As atividades ocuparão prédios históricos e largos do Centro Histórico, região cuidadosamente escolhida pelos idealizadores por ser a mais democrática da cidade.

O Festival We Light Floripa é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o patrocínio master da ENGIE Brasil Energia e o patrocínio das empresas Quantum Engenharia, Texneo e Grupo Lunelli, bem como da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O evento conta com o apoio da CDL Florianópolis e da Casas da Água. A Realização é da Marte Cultural.

Inscrições para Mostra Competitiva até 31 de outubro

A programação do festival contempla também uma Mostra Aberta Competitiva Internacional e artistas de todo o mundo podem se inscrever em duas categorias: One Frame e Curtas. Os selecionados receberão R$ 8 mil em prêmios e as inscrições podem ser feitas pelo site https://marte.art.br/welight/chamada/ até o dia 31 de outubro. 


Os candidatos serão selecionados por um júri especializado formado por artistas renomados, entre eles VJs Spetto e Vinícius Luz. A curadoria dos jurados, bem como dos artistas convidados, é assinada pelo artista Bruno Bez.

Programação das oficinas de projeção mapeada

24/10 – EBM Tapera -Escola do Futuro, no bairro Tapera

25/10 – EBM Maria Conceição Nunes, no bairro  Rio Vermelho

26/10 – EBM  Professora Zulma Freitas, no bairro Ratones

27/10 – EBM Dilma Lúcia dos Santos , no bairro Armação do Pântano do Sul

28/10 – EBM Lupércio Berlamindo da Silva, na Caieira da Barra do Sul

Programação das oficinas de light painting

7/11 – EBM Almirante Carvalhal, no bairro Coqueiros

9/11 – EBM Beatriz de Souza Brito, no bairro Pantanal

Foto: EBM Maria Conceição Nunes – Créditos: Leonardo de Souza