Na semana dedicada ao estudo e conscientização sobre o autismo no estado, a Assembleia Legislativa recebe a primeira exposição de quadros de autistas catarinenses. Em 22 telas, estudantes com o Transtorno do Espectro Autista desvendam “um jeito diferente de ver o mundo”, nome da exposição aberta ao público no Espaço Didático Cultural do Parlamento, localizado no prédio anexo ao Palácio Barriga Verde. A entrada é gratuita. As informações são da Agência Alesc.
Para marcar a semana sobre o autismo, o hall da Assembleia Legislativa e o Portal das Bandeiras estão iluminado de azul, cor símbolo de conscientização e informação sobre a síndrome. O apoio ao autismo tem ainda manifestações em várias partes do estado organizadas pelas Associações de Pais e Amigos dos Autistas (AMAs).
A Lei Estadual 15.728/2012 estabelece a primeira semana de abril para atividades de divulgação e informação sobre o autismo em Santa Catarina. Outra conquista da causa é a Lei Estadual 16.036/2013, que reconhece o autista como deficiente e lhe garante direitos específicos, entre eles o tratamento multissetorial por parte do Estado.
Na quarta-feira (2), a Assembleia promoveu em Criciúma um seminário regional sobre o tema, reunindo especialistas e profissionais que atendem os pacientes no estado. Itajaí recebe a terceira edição do seminário na próxima segunda-feira (7). Mais informações sobre o evento aqui.