spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Agência Reguladora analisa qualidade da água em Florianópolis

GeralAgência Reguladora analisa qualidade da água em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) começou, na última quarta-feira,30, a segunda série de fiscalização da qualidade de água da Capital.

Nesta segunda campanha de mobilização 46 pontos estão sendo fiscalizados, sendo 23 pontos dos sistemas da CASAN, entre reservatórios, Estação de Tratamento e Casas de Químicas, e os outros 23 em pontos estratégicos como residências, colégios, creches, ruas, rodovias, entre outros.

De acordo com a Resolução 017 da Agesan o monitoramento da água tem por finalidade avaliar a qualidade da água consumida pela população, monitorar a qualidade da água fornecida pela prestadora, avaliar a eficiência da água, avaliar a integridade do sistema de distribuição de água, orientar os responsáveis pelo fornecimento da água à população e propor medidas de prevenção.

Durante a fiscalização dois pontos de amostragem serão contemplados: na rede de distribuição antes do hidrômetro, e na torneira do consumidor, mediante autorização do mesmo.

Os parâmetros da água analisados são: Escherichia Coli, Coliformes Totais, turbidez, cloro residual (excetuando a captação), pH, cor, cloretos, alumínio, manganês, fluoretos, ferro e nitratos.
Esta ação tem previsão para terminar nesta sexta-feira. Caso exista algum imprevisto será finalizado na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro.

A campanha se propõe em 3 etapas, para que no relatório final possa mostrar e ser divulgados os dados comparativos de cada uma delas. A próxima fiscalização e última acontecerá em 60 dias a partir da data final desta mobilização.