spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

(A)Gentes do Riso retomam intervenções cênicas no Hospital Infantil

Saúde(A)Gentes do Riso retomam intervenções cênicas no Hospital Infantil
spot_img
spot_img

Compartilhe

Os (A)Gentes do Riso voltaram a fazer intervenções cênicas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O grupo formado por 12 palhaços inicou nesta segunda-feira,1, uma série de 40 visitas que será realizada durante os próximos seis meses, levando muita alegria para as crianças.

O grupo ganhou dois novos integrantes, a Dra. Lynda Colapso e o Dr. Guimba, que estão recebendo orientação pedagógica do ator e diretor Esio Magalhães.

Dois aspectos importantes serão trabalhados no treinamento dos novos integrantes. Um deles é a importância do olhar para a criança. O outro, o exercício de valorizar o que está bem, de focar o olhar sobre o que está saudável em cada ambiente e pessoa atendida.

O objetivo é dar apuro técnico às práticas de intervenções no ambiente hospitalar, para onde os (A)Gentes levam alegria desde 2011. O projeto é um desafio para os atores e ajuda no tratamento das crianças internadas, que vivenciam momentos de descontração durante os atendimentos dos palhaços doutores.

A junta médica mais divertida de Santa Catarina é composta pelo Dr. Boró (Márcio Momesso), Dr. Pamplino (Alex de Souza), Dr. Cassildo (Cassiano Vedana), Dra. Gretta Panschetta (Greice Miotello), Dra. Flor (Gabriela Leite), Dra. Esmeralda (Débora de Matos), Dra. Pituca da Rosa (Ana Paula Grigoli), Dr. Jubi (Egon Seidler), Dra. Malagueta (Paula Bittencourt), Dr. Amanito Matutino (Khalid Prestes), Dra. Lynda Colapso (Rhaisa Muniz) e Dr. Guimba (Marcos de Oliveira).
O projeto (A)Gentes do Riso é patrocinado pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis. A realização é da Traço Cia de Teatro e a produção da Harmônica Arte e Entretenimento.

(A)Gentes do Riso
A presença do palhaço nos hospitais infantis tem sido um procedimento recorrente nas principais capitais do país. Essa iniciativa sistematizou-se a partir de meados da década de 1980, com o palhaço americano Michael Christensen. No Brasil, essa prática foi introduzida por Wellington Nogueira no início da década de 1990, com o projeto Doutores da Alegria.

Em 2011, a Traço Cia. de Teatro deu início ao programa (A)Gentes do Riso, com intervenções cênicas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis. A companhia, que já pesquisava há dez anos a técnica do palhaço, convidou outros artistas catarinenses para o trabalho e, desde então, os profissionais recebem treinamento continuado, com supervisão pedagógica de Esio Magalhães