fique por dentro de floripa

- Geral - Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial no desembarque de passag

06.10.2020

Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial no desembarque de passag

06.10.2020
Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial no desembarque de passag
Foto: Solução Térmica da Intelbras em uso do Aeroporto de Florianópolis

A solução da Intelbras identifica pessoas com febre e o uso de máscaras 


O Aeroporto Internacional de Florianópolis ( Floripa Airport), atualmente eleito o melhor do Brasil, implementa nova medida para garantir a segurança dos cidadãos. Foram instaladas soluções térmicas da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com sede em São José, na área do desembarque de passageiros. O equipamento identifica pessoas com temperatura elevada, um dos sintomas da COVID-19 e, também, registra o uso de máscaras. 

Com o aumento gradual do movimento de passageiros, a Floripa Airport optou pelas câmeras em substituição às pistolas de medição individual de temperatura, garantindo um controle mais rápido e eficaz e evitando aglomeração no desembarque. Em setembro, o aeroporto deve registrar em torno de 1,8 mil passageiros desembarcados por dia. 

"A indústria da aviação sempre teve elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos. A solução térmica é um exemplo, que garante eficácia, conforto e segurança aos nossos passageiros e para a comunidade aeroportuária" observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis. 
 

Temperatura dos passageiros sendo aferidas no Aeroporto

O novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente. Se um passageiro com temperatura elevada for identificado, ele será abordado pelos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, presentes no aeroporto, e encaminhado para avaliação de sintomas. Além da aferição de temperatura, a solução possui tecnologia de reconhecimento facial, que identifica o uso correto de máscaras.
"A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para as companhias aéreas, aeroportos e passageiros. A saúde de todos se tornou prioridade, portanto, é realmente gratificante poder contribuir com nossas tecnologias e soluções inovadoras, para tornar a Floripa Airport ainda mais eficiente e segura", afirma Marcus Ferraz Haudsch, Gerente de soluções e projetos da Intelbras. "As soluções Intelbras são vitais hoje para viabilizar o monitoramento e o funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e setores essenciais, como os aeroportos", complementa o executivo.


A tecnologia 
 

Passageira passando pela solução térmica da Intelbras na área de desembarque

A solução tecnológica da Intelbras que está sendo utilizada na Floripa Airport é composta por câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e software de gerenciamento. A câmera identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros. O equipamento também possui reconhecimento facial, o que ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e eficaz; esse recurso também conta com a detecção de máscaras, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção. 

"Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Somos uma empresa brasileira com mais de 44 anos de história e inovar faz parte do nosso dia a dia, dos nossos procedimentos, do nosso jeito de agir e de fazer negócios. Possuímos um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina com mais de 300 profissionais, entre engenheiros, designers, pesquisadores, entre outros, dedicados exclusivamente em desenvolver produtos de alta tecnologia e qualidade, como as soluções térmicas que estão sendo utilizadas na Floripa Airport", complementa Marcus. 

 

Sobre a Floripa Airport: A Floripa Airport é uma empresa do grupo suíço Zurich Airport, que detém a concessão do aeroporto de Florianópolis por 30 anos. A concessionária assumiu a administração do aeroporto em janeiro de 2018 e, tão logo assumiu, já iniciou a construção de um novíssimo terminal de passageiros, 4 vezes maior que o antigo e que foi inaugurado em outubro de 2019. Atualmente, é reconhecido como o melhor do país pela Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pelo Governo Federal entre os 20 maiores aeroportos do Brasil. 

Sobre a Intelbras: A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 44 anos, presente em 98% dos municípios brasileiros, por meio de seus mais de 200 distribuidores e 80 mil revendedores. A indústria desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo, protegendo, aproximando, conectando e transformando as pessoas. Possui quatro unidades fabris - duas em São José (SC) e as demais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. Tendo a inovação como um de seus principais pilares, mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3.500 colaboradores. Com faturamento de 1.9 bilhão em 2019, a Intelbras é líder na América Latina em CFTV, em centrais condominiais, switches e telefonia. Há 16 anos é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar conforme pesquisas das revistas Exame, Você S/A e Época. Confira o perfil da empresa em formato digital: http://bit.ly/2Yw4PXz. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Florianópolis estreia voo para o Aeroporto Santos Dumont

29.10.2020

Florianópolis estreia voo para o Aeroporto Santos Dumont

Chuva abaixo e temperatura acima da média em SC entre novembro e janeiro

29.10.2020

Chuva abaixo e temperatura acima da média em SC entre novembro e janeiro

Instituto Guga Kuerten e Grupo FW comemoram um ano de parceria

28.10.2020

Instituto Guga Kuerten e Grupo FW comemoram um ano de parceria

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.