O quinto maior PIB de Santa Catarina, a cidade de São José, vai receber na próxima quinta-feira, 16/3, o secretário do Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, para um evento com empresários na sede da AEMFLO e CDL-SJ. O encontro faz parte da comemoração dos 273 anos do município. O almoço traz o secretário para dar um panorama sobre o cenário econômico e a situação do Governo de Santa Catarina.
Segundo o presidente em exercício das entidades, Gilberto Rech, a ideia é aproximar as lideranças empresariais de São José ao executivo estadual para fortalecer a importância do município como força motriz da economia catarinense. “Nossa cidade é um celeiro de oportunidades. Temos empresas dos mais diversos portes e segmentos, compomos a região metropolitana da Capital, e somos a terceira cidade que mais gera empregos em Santa Catarina, é importante estarmos alinhados com o governo do Estado”, destacou.
Cleverson Siewert é Engenheiro Civil pela UFPR e pós-graduado em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões, tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do país na época, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia. Em 2023, retornou ao Governo do Estado de Santa Catarina, como Secretário da Fazenda, e traz uma visão de mundo amadurecida, assim como experiência e conhecimento ampliados.
O almoço é realizado pela NDTV. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e as vagas são limitadas.
*Sobre São José*
A economia de São José é formada por empresas do setor no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços. Também mantém a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos. São José apresenta um grande potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, e tem como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX e de construções isoladas associado a inúmeras belezas naturais-paisagísticas e aos centros gastronômicos.
Segundo dados apresentados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão ligado ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), São José gerou 3.919 empregos em janeiro deste ano e é a terceira cidade que mais gera empregos Santa Catarina. Segundo Rech, as empresas de São José têm uma força responsável por manter a cidade em constante desenvolvimento. “Quando se fala em geração de renda e emprego, São José indiscutivelmente se mostra como dos grandes polos catarinenses”.
*A AEMFLO e CDL-SJ*
A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José são um reflexo da história recente da cidade. Desde em 1984, formam as entidades empresariais mais representativas da cidade com 3,5 mil empresas associadas.
*Serviço*
O que: Almoço com o Secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert
Quando: 16/3 – 12h
Onde: sede da AEMFLO – Rua Vidal Procópio Lohn, 91, Distrito Industrial, São José
Para participar: ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/almoco-de-ideias-aniversario-de-sao-jose-palestra-com-cleverson-siewert/1896656