A advogada e professora Tammy Fortunato lança nesta terça-feira, dia 9, o livro “Feminicídio: Aspectos e Responsabilidades”. O lançamento ocorrerá a partir das 18h, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Mestre em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidade Portucalense, de Portugal, e membro efetiva do Instituto dos Advogados de SC (Iasc), Tammy milita no combate à violência contra as mulheres e no direito de família e é profunda conhecedora de ambos os temas.
Lançado pela Editora Lumen Juris, o livro analisa os aspectos do feminicídio, o ápice da violência contra a mulher, bem como as mais diversas formas de violência seja no ambiente público ou privado. Em 2022 foram mortas 1,4 mil mulheres, uma a cada seis horas, somente pelo fato de serem mulheres. O número, 5% superior a 2021, foi recorde. Somente em Santa Catarina foram 56 casos confirmados. O livro analisa a existência de políticas públicas para tal fim e ainda, eventuais responsabilidades, inclusive de ordem internacional. O prefácio é assinado por Thiago Pierobom, um dos nomes de maior relevância na temática da violência doméstica no Brasil.
Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialista em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, na Escola Superior da Advocacia da OAB/SC), Tammy foi coordenadora do núcleo de Defesa Jurídica da Mulher e no Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) já foi presidente da Comissão de Defesa e Igualdade de Gênero, da Comissão de Combate à Violência Doméstica e da Comissão de Combate às Violências Contra a Mulher.