spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

ACIF encerra 2024 com conquistas históricas e prepara agenda estratégica para comemorar seus 110 anos em 2025

NegóciosACIF encerra 2024 com conquistas históricas e prepara agenda estratégica para comemorar...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com mais de 110 anos de história prestes a serem comemorados, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) fecha 2024 com um balanço de realizações expressivas e já projeta um 2025 de grandes marcos e transformações. Sob a presidência de Célio Bernardi, a entidade ultrapassou a marca de 5 mil empresas vinculadas, impulsionou mais de 250 projetos com foco no desenvolvimento empresarial ao longo do ano e reforçou seu papel como liderança no fortalecimento do setor empresarial da capital catarinense.

Um ano de expansão e impacto

Seguindo para o seu segundo ano de gestão, Bernardi destacou alguns dos principais resultados : “Tivemos um crescimento expressivo de 1.000 novos associados, aumentamos em 50% o engajamento nas redes sociais e mobilizamos mais de 600 voluntários em projetos que transformam nossa cidade. Isso reforça o impacto que a ACIF tem não apenas no ambiente empresarial, mas em toda a comunidade.”

Projetos como o Viva a Lagoa e o Viva Norte da Ilha exemplificam a atuação regionalizada da entidade, promovendo melhorias diretas nas comunidades. Além disso, a solução Área 55 deu visibilidade ao comércio local, enfrentando o desafio de atrair consumidores para o varejo da cidade. A qualificação pública e a qualificação de mão de obra também foram pautas prioritárias, assim como a segurança. 

Outro destaque do ano foi a articulação política da associação. Com a aproximação das eleições municipais, a ACIF liderou um amplo processo de escuta e diálogo com o setor empresarial, resultando na entrega de uma carta de compromissos que orientou debates e influenciou planos de governo. Além disso, manteve-se ativa nas discussões nacionais sobre a Reforma Tributária, defendendo os interesses do setor de serviços e do Simples Nacional.Essa articulação e atuação ativa fez com que ao longo do ano diversas iniciativas de interesse da economia avançasse, assim como o inverso, exemplificando com a recente questão da gratificação. 

“A ACIF manterá o foco em discussões importantes, como as reformas necessárias ao desenvolvimento do País, acompanhará o planejamento estratégico apresentado pelo Município e os indicadores de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, destaca  o presidente. 

Novidades para 2025

O ano de 2025 será especialmente marcante, com a celebração dos 110 anos da ACIF. Para isso, uma série de ações e eventos está programada, incluindo o inédito ACIF Summit , um encontro que promete reunir lideranças nacionais e estaduais em Florianópolis, no Centro Sul. “Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo a força econômica de Florianópolis, discutindo diretrizes de avanço político, tecnológico e de capacitação”, afirmou Bernardi.

Outras iniciativas comemorativas aos 110 anos da entidade incluem a Corrida Chão da Cidade, realizada pela ACIF desde 2017, sempre no dia do aniversário de Florianópolis, a oitava edição do prêmio Mulheres que Fazem a Diferença no CIC e a presença na NRF 2025, o maior evento do setor, realizado anualmente em Nova York e também no SXSW (South by Southwest), buscando sempre inovação para os projetos da ACIF e da cidade.

Bernardi destacou que 2025 será também um ano de transformação organizacional para a ACIF. Com um orçamento de R$ 4 milhões, a entidade planeja mais de 250 ações, focadas em fortalecer a competitividade e a sustentabilidade financeira dos associados. “Estamos aprimorando nossa cultura organizacional com mais eficiência e transparência para garantir que cada investimento real traga impacto direto aos nossos associados e à cidade”, ressaltou.

Posicionamento estratégico 

Além das comemorações, a ACIF manterá o foco em discussões importantes, como a Reforma Tributária e políticas para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Ao longo de 2024, a entidade se destacou em ações estratégicas, como ações em Brasília, para defender o Simples Nacional e garantir que a reforma não comprometa a competitividade das empresas. A entidade também priorizou ao longo do ano pautas de monitoramento dos projetos municipais – legislativo e executivo – nas frentes prioritárias do termo de compromisso, como: Governança e Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Infraestrutura – Mobilidade, Saneamento e Segurança, Educação, Saúde e Esporte.

“A ACIF é uma ponte entre o setor empresarial e o poder público. O diálogo que promovemos contribui para que Florianópolis siga como referência de desenvolvimento econômico no Brasil”, concluiu Bernardi.

Reconhecimentos

A ACIF também encerrou o ano comemorando importantes reconhecimentos que evidenciam sua excelência em gestão e inovação. A entidade conquistou a categoria 500 pontos (nível III) do Prêmio Catarinense da Excelência, troféu prata, e foi premiada no Prêmio FACISC Inova+, na categoria Entidades de Grande Porte, pelo segundo ano consecutivo. Além disso, a entidade recebeu,  pelo quinto ano consecutivo, o selo Great Place to Work (GPTW), como melhor empresa para se trabalhar. 

O selo GPTW é atribuído após uma análise minuciosa das respostas fornecidas pelos funcionários por meio de um questionário que avalia critérios como confiança, credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Além disso, as práticas culturais da empresa são cuidadosamente examinadas.