fique por dentro de floripa

- Saúde - ACIF apoia acolhimento precoce da Covid-19 para mais disponibilidade de leitos

15.07.2020

ACIF apoia acolhimento precoce da Covid-19 para mais disponibilidade de leitos

15.07.2020
ACIF apoia acolhimento precoce da Covid-19 para mais disponibilidade de leitos
Foto: Divulgação

 

Balizada por dados, estudos médicos e feedback da organização Social Good Brasil (SGB) e dos hospitais particulares da Capital, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) apoia, junto ao Floripa Sustentável, a adoção da Prefeitura de Florianópolis e do Governo Estadual do acolhimento precoce no tratamento da Covid-19. O tema foi tratado na reunião da Diretoria Executiva da entidade, na última terça-feira (14), com a presença de profissionais da saúde, com boas perspectivas. A meta é tratar os sintomas da doença logo no início, mesmo antes de confirmada - procedimento que apresenta queda significativa nas internações ao evitar o agravamento da doença.

Segundo Fernanda Bornhausen, presidente voluntária da Social Good Brasil, a organização utiliza inteligência de dados para apurar a evolução da doença e o quadro atual já era previsto desde meados de maio. “Se as políticas de saúde continuarem assim, em 30 de julho os números de casos e mortes estarão dobrados”, alerta. Para João Ghizzo Filho, ex-secretário estadual de Saúde, é necessário sensibilizar os secretários municipais para a adoção do acolhimento precoce. “Isso inclui diagnóstico, histórico dos pacientes, exames, tratamento e controle domiciliar”, explica. Impressionado com a demora por mudanças no enfrentamento, Fernando Aranha, coordenador da UTI do hospital SOS Cárdio, afirma que a medicina baseada em evidências deve ser levada em conta. “Existem várias formas de tratar uma enfermidade, mas o que é feito agora é simplesmente mandar o paciente pra casa e esperar que o quadro se agrave”, lamenta.

“O tratamento precoce já ocorre em diversos países e outros estados brasileiros. Estimulamos a iniciativa para evitar que a doença se agrave, ajudando a salvar vidas. Nossa campanha é para que as pessoas procurem por atendimento o quanto antes”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Ele completa dizendo que “é hora de estancar a propagação da Covid-19 logo em seu estado inicial, evitando a lotação das UTIs e medidas como novos lockdowns, que, comprovadamente, não funcionam e trazem prejuízos à saúde em todos os aspectos”.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Matriz de Risco aponta todas as 16 regiões de Santa Catarina em situação gravíssima

13.06.2021

Matriz de Risco aponta todas as 16 regiões de Santa Catarina em situação gravíssima

Higienização oral previne 56% das infecções respiratórias em pacientes internados em UTIs

11.06.2021

Higienização oral previne 56% das infecções respiratórias em pacientes internados em UTIs

Florianópolis começa a vacinar pessoas de 54 anos ou + nesta quarta-feira

09.06.2021

Florianópolis começa a vacinar pessoas de 54 anos ou + nesta quarta-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.