fique por dentro de floripa

- Saúde - Ação no Largo da Catedral para comemorar o Dia Mundial do Rim

09.03.2020

Ação no Largo da Catedral para comemorar o Dia Mundial do Rim

09.03.2020
Ação no Largo da Catedral para comemorar o Dia Mundial do Rim
Foto:

Dia Mundial do Rim de 2020 no Brasil terá como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina! ”

O Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data será celebrada no dia 12 de março.

APAR SC e a Renal Vida realizam ação de prevenção a doenças renais na Capital.

A APAR – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina em parceria com a RENAL VIDA de Blumenau, realizam uma ação de conscientização, prevenção e cuidados com os rins. Ao longo dos anos, essa Campanha de Prevenção tem se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

Os números de pacientes renais evoluem de forma alarmante no país e no mundo, uma patologia silenciosa e em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e obesidade. Um total de 130 mil pessoas realizam hemodiálise no Brasil, número que cresceu mais de 100% nos últimos 10 anos. Todos os anos, mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise, com taxa de mortalidade de 15% ao ano.

No próximo dia 12 de março (Dia Mundial do Rim), das 9 às 16 horas, a ação será realizada em frente à Catedral Metropolitana, com tendas para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão e esclarecimento das causas da doença renal crônica. Serão cerca de 100 profissionais, entre voluntários e equipe multiprofissionais, distribuindo panfletos para a população, além da instalação de um rim inflável de 7 metros para despertar o interesse da população.  

Finalmente a proposição do Dia  Mundial do  Rim, dentre outras, visa popularizar o exame de CREATININA, importante fator como política pública de saúde da família.

“Essa ação reforça a missão da APAR, cuja intenção é conscientizar as pessoas da necessidade de um diagnóstico precoce, priorizando informações sobre os fatores de risco para as doenças renais crônicas e estimulando cuidados com a saúde dos rins”, comenta Humberto Floriano Mendes, presidente da APAR.

 

SERVIÇO:

O que: Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins

Como: Rim inflável gigante, 01 tendas de 10m2/cada, 100 voluntários e prestação de serviços gratuitos.

Quando: 12 de março – quinta-feira

Onde: Largo da Catedral, Centro, Florianópolis

Hora: das 9 às 16 horas

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

24.09.2020

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

23.09.2020

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.