spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Ação de Limpeza da Praia de Jurerê recolhe resíduos nocivos ao meio ambiente

Meio ambienteAção de Limpeza da Praia de Jurerê recolhe resíduos nocivos ao meio...
spot_img

Avaliação Interna da Qualidade é realizada no HU-UFSC e segue até 10 de dezembro

Dentre outros objetivos está a melhoria contínua do desempenho...

43% dos brasileiros planejam uma viagem até o final do ano

Destinos mais procurados incluem Salvador e Rio de Janeiro,...

Bairro-cidade em SC tem 43% de valorização em 3 meses 

Vizinha de Itapema e Florianópolis, Tijucas desponta como destino...
spot_img

Compartilhe

Iniciativa em comemoração à Semana Mundial da Limpeza contou com a participação de 100 pessoas de entidades e comunidade

               A Ação de Limpeza da Praia de Jurerê, promovida pelo Grupo Habitasul na manhã desta sexta-feira, reuniu cerca de 100 pessoas e resultou no recolhimento de aproximadamente 70 quilos de resíduos. A maioria deles de baixo peso e tamanho, como canudos, copos e plásticos, exatamente os que representam maior risco para os animais marinhos. O material será transformado em baldinhos de praia, que serão doados para a creche localizada na Praia do Forte.

A ação, que tem o lema “Praia mais Limpa, Jurerê mais Linda”, foi em conjunto com parceiros públicos, privados e ONGs, e vem ocorrendo periodicamente desde 2020, sendo esta a oitava edição. A iniciativa marca a Semana Mundial da Limpeza, que acontece em 180 países e foi organizada pelo setor de sustentabilidade da Habitasul.

O ponto de encontro foi em frente ao IL Campanario Villaggio Resort e a atividade ocorreu durante toda a manhã. Salete Pereira, Coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, explica que chamou a atenção a quantidade de materiais. “Mesmo sendo baixa temporada, com fluxo pequeno de pessoas na praia, ainda assim havia um volume considerável”, salienta.

Ela explica que o objetivo da iniciativa é conscientizar principalmente os moradores e frequentadores da praia. “É importante que eles tenham conhecimento sobre a destinação correta de resíduos, que muitas vezes acabam poluindo a vegetação, a areia e o próprio mar, afetando a vida marinha. Os animais confundem com comida e muitos acabam doentes e até morrendo”, explica.

A próxima edição acontecerá em novembro e será novamente aberta a toda a comunidade. Para o ano de 2024, a meta é tornar o evento bimestral. Para participar, basta chegar na praia e não é preciso levar nenhum material, pois tudo é disponibilizado no local: luvas, baldinhos, água, frutas, etc. “Esperamos servir de exemplo e motivação para que ações semelhantes ocorram em outras praias de Florianópolis”, reforça Salete.

O projeto conta com a cooperação de vários parceiros: IL Campanario Villaggio Resort, hotel Jurerê Beach Village, Jurerê OPEN, SAE (Serviço de Água e Esgoto de Jurerê in_), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Comcap, Associação R3 Animal, Projeto Tamar e a educadora física Fabi Novaes. A realização é JIQS (Jurerê Internacional Qualidade Sustentável), Jurerê in_ e Habitasul, com apoio de educadores ambientais da Eco Local Brasil.