O Abrigo de Coqueiros começou a funcionar nesta segunda-feira, 27. A unidade tem 20 vagas e atenderá crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos. O espaço inicia as atividades no prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Oito das vinte vagas já foram preenchidas imediatamente nesta segunda-feira. As outra doze ficarão à disposição para eventuais demandas que surgirão por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar.
Com a abertura de novas vagas em Coqueiros, o sistema amplia a capacidade de atendimento do município para 150 abrigados, incluindo o serviço que é prestado pelas entidades conveniadas.
O novo espaço fará o acolhimento imediato e receberá meninos e meninas. Além disso, o abrigo prestará serviços especiais como: atendimento psicológico, social, acompanhamento escolar e na área da saúde e posteriormente a reintegração de vínculos familiares.
De acordo com o artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as medidas de proteção são aplicáveis quando: por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão de sua conduta.