Um novo projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece gratuitamente um programa de reabilitação ortopédica para crianças e adolescentes que não conseguem caminhar devido a lesões no sistema nervoso central. Os pacientes passam por um treinamento em equipamento especial, desenvolvido por pesquisadores da universidade, para ganhar mais independência, principalmente na vida adulta.As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Podem participar crianças e adolescentes com idade de 2 a 18 anos, com lesão no sistema nervoso central e que não conseguem caminhar com independência. Os casos mais comuns são de paralisia cerebral e atrofia muscular espinhal, mas o projeto atende pacientes com qualquer tipo de síndrome que cause o problema. Cada participante precisa de dois acompanhantes.
As inscrições devem ser feitas no Laboratório de Biomecânica Aquática da Udesc Cefid (Rua Pascoal Simone, 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis).
Mais informações podem ser obtidas pelo pelo telefone (48) 3321-8647.
O Projeto Sorria (sigla de Sistema de Suporte Ortopédico para Reeducação e Reabilitação Infantil Avançada), coordenado pelo professor doutor Hélio Roesler, é uma ação do Laboratório de Biomecânica Aquática do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
As sessões de treinamento são realizadas às sextas-feiras, das 15h às 18h30.