Projeto Jornada IVG – Empreender para Transformar vai capacitar profissionais e realizar aporte financeiro de R$ 7.500 a empreendedores de diferentes setores.
O Instituto Vilson Groh, em parceria com Instituto Votorantim (São Paulo) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está oferecendo ao mercado um novo projeto que visa formalizar empreendedores. A Jornada IVG – Empreender para Transformar, terá formação e também um aporte de capital-semente, ou seja, sem a necessidade de devolução do recurso. O objetivo é impulsionar negócios de microempreendedores das periferias da Grande Florianópolis, afetados pelas desigualdades econômicas.
As inscrições estão abertas, gratuitas, via formulário online, no site do IVG, pelo link: https://redeivg.org.br/jornadaivg. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, que vivam nas periferias da Grande Florianópolis, de baixa renda e com negócio já formalizado, ou não, nos setores da beleza e estética, economia criativa, construção civil (incluindo reformas), comércios e serviços, alimentação e gastronomia, além de empreendimentos de impacto periférico e que contribuem para a redução de emissões de carbono.
Serão selecionados 80 empreendedores para ingressar na Jornada Formativa com 12 oficinas preparatórias presenciais na linha do desenvolvimento pessoal, gestão de negócios e finanças, marketing e vendas, acesso a mercado, além das mentorias coletivas. Serão dois polos, um na região continental e outro no Centro, em Florianópolis. Após o período de formação serão selecionados 20 empreendedores para receber mentorias individuais e um repasse financeiro de R$7.500,00, como capital-semente. Diferente do Microcrédito IVG, este recurso não deverá ser devolvido pelo beneficiário ao Instituto Vilson Groh.