spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

A segunda edição do Festival Inflamável – Festival de Curtas em Super 8 acontece de 16 a 19 de março em Florianópolis

VariedadesA segunda edição do Festival Inflamável - Festival de Curtas em Super...
spot_img
spot_img

Compartilhe

As sessões de exibições dos filmes experimentais em Super 8 e as premiações serão realizadas na sala de Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura. Nesta segunda edição o homenageado é o programador de cinema, cinéfilo e escritor Gilberto Gerlach e o documentário Gerlach Cine Desterro sobre o homenageado será exibido na abertura do Festival Inflamável, às 19 horas do dia 16 de março.

O Festival Inflamável chega à sua segunda edição com o patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina e da Secretaria de Cultura do Município de Porto, Portugal. O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assina o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável, numa produção da Dois Plátanos, da cineasta catarinense Maria Emília Azevedo. A apresentação do evento será da Drag Suzaninha e a noite de premiação (último dia do festival), contará com tradução em Libras, com profissionais da Empresa Interpres.

O Festival Inflamável é uma produção que cria a oportunidade de cineastas, artistas visuais e fotógrafos catarinenses serem selecionados mediante inscrição para uma oficina de realização de aproximadamente 20 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8 que, depois da revelação e digitalização dos filmes, integram as sessões competitivas durante o evento de exibição.

Durante o festival será oferecida uma oficina gratuita de “Manipulação Direta em Suporte Analógico – Reabilitando Imagens do passado”. Na realização da Oficina da primeira edição do festival, foi estabelecida uma parceria com o Programa Shuttle, da Secretaria de Cultura do Município de Porto (Portugal) que patrocinou a vinda da cineasta experimental portuguesa Tânia Dinis. Ela apresentou seu trabalho e compartilhou seus conhecimentos junto ao Duo Strangloscope nas aulas oferecidas aos 24 participantes.

Nesta segunda edição a Oficina de realização de curtas experimentais em tomada única de Super 8 conta novamente com o apoio do Programa Shuttle. Com esse patrocínio, foi possível a vinda do cineasta experimental Ricardo Leite que ministrou aulas, juntamente com o Duo Strangloscope, para um grupo de 20 selecionados via inscrição. Tudo foi ofertado gratuitamente: aulas, filmes Super 8, empréstimo de câmeras Super 8, revelação e digitalização dos filmes. As duas oficinas aconteceram na sala de workshop do Museu Histórico de Santa Catarina, cujo espaço também foi cedido gratuitamente para o evento.

Outras parcerias firmadas com cineastas internacionais se referem ao convite para a criação do vídeo de apresentação do Festival Inflamável, o teaser utilizado como vinheta para início de cada sessão do festival. Na primeira edição, o teaser foi realizado pelos cineastas australianos Dianna Barrie e Richard Tuohy e agora, nesta segunda edição, o teaser é uma criação do Colectivo Los Ingravidos, do México. Esse coletivo foi formado com a intenção de apresentar uma alternativa radical e vanguardista ao modo comercial e corporativo de fazer cinema no México e internacionalmente. Eles criaram mais de 300 filmes desde 2012. Seus filmes e obras de arte digitais foram exibidos em museus, festivais e galerias de arte em todo o mundo, incluindo Arnolfini Gallery, International Film Festival Oberhausen, Flaherty Film Seminar, VDrome, Crossroads Festival, Filmadrid, Ambulante Cine Documental, Tate Modern, Media City Film Festival e a Whitney Biennial de 2019, entre muitos outros. Eles foram premiados com o Prêmio Marian McMahon do Images Festival e o Terceiro Prêmio do MCFF (2018). Eles são MCFF Chrysalis Fellows (2019-2023). Sua coleção de poesia SOLARES foi publicada pela Evidence at the Centre for Expanded Poetics (Montreal).

O objetivo é trazer para o Festival Inflamável exemplos de realizações experimentais contemporâneas em Super 8. Para isso, também foi incluída uma seleção de curtas experimentais em Super 8 com chamada pública e seleção curatorial do Duo Strangloscope.

Haverá sessões competitivas tanto dos curtas realizados na nossa Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única de Super 8 quanto dos curtas selecionados via inscrições. Esta segunda modalidade concorrerá apenas ao troféu via Voto Popular, mediante contagem de votos da plateia presente ao evento.

Os 20 curtas-metragens realizados pela oficina do Inflamável serão julgados por um grupo de três jurados convidados que residem fora do estado de Santa Catarina. Na composição do corpo de jurados desta segunda edição, está Victor Guimarães, crítico de cinema conceituado internacionalmente, que compõe júri em festivais de prestígio como o de Berlim, além de assinar curadorias como a do Festival CIne Fronteira, de Brasília e do Festival de Tiradentes, MG. Também no júri estarão o diretor de cinema experimental japonês Tetsuya Maruyama e o cineasta e pesquisador argentino Paulo Pécora – além de integrar o júri, realizará uma sessão de filmes em Super 8 de sua autoria e lançará no Brasil seu livro recente “Super 8 Argentino Contemporáneo”.

O Festival Inflamável terá uma programação composta por:

⦁ Sessões Competitivas de curtas exibidos em Super 8,

⦁ Sessões de curtas Super 8 digitalizados que participarão da competição atribuída pelo júri popular,

⦁ Sessão de curtas de filmes em Super 8 domésticos,

⦁ Debates com realizadores,

⦁ Oficina gratuita de pintura sobre filme com a cineasta catarinense Moira Lacowicz,

⦁ Performances de cinema expandido dos artistas cineastas Paulo Pécora, Tetsuya Maruyama e Duo Strangloscope,

⦁ Sessão de Premiação dos filmes concorrentes em diferentes modalidades.

⦁ Sessão de apresentação do resultado da Oficina de Pintura Sobre Filme

O homenageado Gilberto Gerlach

Referência na área cinematográfica do Estado, Gilberto Gerlach foi programador de cinema de vital importância na formação de nossos cineastas e cinéfilos que frequentaram a sala de cinema sob sua curadoria, durante mais de trinta anos. Este trabalho, que gerou no imaginário de tantos admiradores do cinema um riquíssimo manancial de cultura audiovisual, foi iniciado em 1968. Naquele ano, Gerlach criou o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, que funcionou no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) até 2009, quando o espaço foi fechado para uma grande reforma. O Cineclube foi responsável por exibir filmes fora de circuito comercial, além de cópias raras em 35 mm de importantes filmes da história mundial do cinema. O documentário de curta-metragem “Gerlach Cine Desterro” conta um pouco mais sobre a história do Cineclube e será exibido na noite de abertura desta segunda edição do Festival Inflamável como parte da homenagem ao pesquisador, escritor, cinéfilo e programador de cinema

Os jurados

Victor Guimarães é Professor, tradutor, crítico e curador de cinema. Tem experiência como professor em cursos de graduação em audiovisual/cinema na UFMG, na PUC Minas e no Centro Universitário UNA. Colaborou com publicações especializadas em cinema no Brasil e no exterior, como Cinética, Con Los Ojos Abiertos, Cahiers du Cinéma, Senses of Cinema, La Furia Umana, La Fuga e La Vida Útil. Curador de mostras retrospectivas como Argentina Rebelde, L.A. Rebellion e Uma Pioneiraem Hollywood. Programador de festivais como FICValdivia, Woche der Kritik, FENDA, Mostra de Cinema de Tiradentes, FescurtasBH e forumdoc.BH. Tradutor freelancer de francês, inglês e espanhol.

Tetsuya Maruyama é um artista cuja prática interdisciplinar inclui filme, performance, som, instalação. Seu trabalho parte da re-contextualização de materiais e texturas banais encontrados, como um registro liminar de observações cotidianas.É formado em Arquitetura pela University of Buffalo (2007), certificado em Montagem e Edição de Imagem e Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2016) e atualmente cursa mestrado na EBA-UFRJ. Seus trabalhos foram amplamente exibidos em festivais, museus e galerias, como Alchemy Film and Moving Image Festival, MUTA, Bienal de Cerveira, Kurtzfilm Hamburg, Dobra, Dresdner Schmalfilmtage, Chicago Underground Film Festival, Crossroads, IstanbulInternational Experimental Film Festival, Process, Mono no Aware, Kunstbezirk Stuttgart, Bienal de la Imagen en Movimiento, Cámara Lúcida, MAM RJ, Cinemateca Uruguaya, entre outros.

Maruyama vive atualmente no Rio de Janeiro, onde fundou o Megalab, um laboratório de experimentação em arte/cinema por artistas, e continua a trabalhar em sua proximidade com a natureza.

Paulo Pécora é cineasta e jornalista argentino. Escreveu, dirigiu e produziu os longas-metragens El sueño del perro, Marea Baja, Amasekenalo e Lo que tenemos, o média-metragem de terror Las Amigas e mais de 40 curtas-metragens exibidos e premiados em festivais locais e internacionais. Como jornalista especializado em cinema, trabalhou para diferentes jornais, revistas e agências de notícias, além de escrever artigos e entrevistas para vários livros. Ele também é o autor do livro Super 8 Argentino Contemporáneo, que será lançado durante o Festival Inflamável.

Os organizadores

Duo Strangloscope – Na curadoria, direção artística, produção, mentoria de oficina e idealização do Festival Inflamável.

Seu trabalho tem origem tanto na pesquisa continuada sobre o campo das artes audiovisuais experimentais quanto na criação de videoartes, instalações em vídeos, filmes e performances com múltiplos projetores. A atração pela montagem, pela matéria fílmica e sua composição e diferentes modos de gerar outros mundos atraiu os realizadores para o cinema experimental, especialmente pela sua potência libertária e anti sistema em oposição aos métodos e modos de produção industrial do cinema convencional. “Nosso trabalho em grande parte lida com as fusões, sobreimagens, colagens, etc como criação de um labirinto espacial e temporal em que se desfazem as ordenações sequenciais narrativas e passam a coabitar as imagens como num mise en abyme, com o objetivo de perda referencial”, explicam. “Nossos trabalhos em videoarte e cinema experimental têm sido exibidos em mostras e festivais em Berlim, Barcelona, Coruña, Praga, Porto, Cidade do México, Oaxaca, Tampa, Nova York, Paris, Zurich, Tel Aviv, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Ouro Preto, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba e o conjunto de obra em vídeos e filmes já foram apresentados em festivais e mostras em todo o mundo como na Mostra do Filme Livre(CCBB Rio de Janeiro), TimelineBH (Belo Horizonte), CÓDEC/Festival de Vídeo y Creaciones Sonoras no México, TENT Little Cinema International Festival for Experimental Films and New Media Arts, em Calcutá, Índia, sob a curadoria de Raju Roychowdhury. Em tempos de pandemia, o Duo Strangloscope foi homenageado pelo Festival Internacional de Curtas de São Paulo, o Kinoforum, na Sessão Experimenta com exibição de um conjunto de vídeos. Também houve presença no VIDEOARTE Papo do MIS, São Paulo, exibindo e comentando conjunto de trabalhos sob a curadoria de Márcia Granero. 

O Duo Strangloscope assina curadoria, direção de arte e co-produção do Festival Inflamável e também de mais dois festivais, sendo responsável pela curadoria, realização e produção da Strangloscope: Mostra Internacional de Vídeo/Filme, Áudio e Performance Experimental que terá sua 14a. edição este ano em Itajaí, patrocinada pelo Prêmio Catarinense de Cinema e da Audiovisão – Festival Internacional de Audiovisual Experimental que teve sua primeira edição em janeiro deste ano de 2023 em Florianópolis, patrocinada pelo edital Prêmio Funcine.

www.strangloscope.com

Maria Emília de Azevedo – Na produção executiva e produção.

É roteirista, produtora executiva, e diretora. Dirigiu os curtas “Alva Paixão” (1995), “Roda dos Expostos” (2001), “Um Tiro na Asa”, “Mulher Azul” (2010), entre outros. É produtora executiva de diversos filmes, entre eles o curta-metragem de animação stop-motion “Almofada de Penas”. É diretora do longa “Porto Príncipe”, contemplado no edital de realização cinematográfica PRODECINE 1/2019.

Assistentes de produção:

Natália Poli – Natália é roteirista, diretora e fotógrafa. Explora formatos ficcionais, documentários em primeira pessoa e experimentais. Atua na produção audiovisual em diferentes funções, é curadora de mostras e cineclubista. Escreve diários, fotógrafa e eventualmente publica seus textos e fotos. É coletora e mantém diversas coleções.

Victor Fabiano – Produtor de cinema, publicidade, musical. Cantor e compositor. Diretor da Vitão Produção Cultural.

Apresentação do evento:

Drag Suzaninha – É uma multiartista da montação de Florianópolis, com experiência de apresentações em palcos de diferentes eventos pelo sul do país. Já apresentou nomes como Gilberto Gil, Alceu Valença, Chico César, Pabllo Vittar, Gloria Groove e tantos outros. Além disso, é apresentadora dos eventos Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, Festival Saravá, TEDxFloripa, Pop Day, Parada da Diversidade de Florianópolis e outros.

                                      PROGRAMAÇÃO

DIA 16/03 – QUINTA-FEIRA

18h-18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Abertura

19h30 – Sessão de abertura do Festival e homenagem a Gilberto Gerlach

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Exibição do documentário Gerlach Cine Desterro (8`50” – Florianópolis, 2012)

Direção e Produção: Tiaraju Verdi, Fernanda Martins,Twiggy Cruz, Bolívar Alencastro,Candice Machado,Cristian de Ciancio,Fausto Mira,Francisco Campos,Karen Kremer,Kerlei Zanga,Lucilene Corrêa,Pablo Mombach,Silvia Lenzi,Vanusa Ferlin,Velder Rodrigues

Câmera: Bolívar Alencastro,Tiaraju Verdi,Fausto Mira e Francisco Campos

Direção de Fotografia, Captação de Som e Direção de Produção: Lallo Bocchino

Trilha Sonora:Twiggy Cruz e Lallo Bocchino

After Effects & Créditos: Tiaraju Verdi

Pesquisa de Imagem e Design:Fernanda Martins

Autoração: Alan Langdon

O curta documental conta com os depoimentos do poeta e artista plástico Rodrigo de Haro e Gunnar Gerlach, filho de Gilberto. Além disso, exibe alguns cartazes históricos que fazem parte da fantástica coleção do acervo pessoal de Gilberto Gerlach.

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 1

20h – 21h30 – SESSÃO COMPETITIVA 1:

6 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes em exibição no primeiro dia: Cartão Postal (de Carolina Janning); Nada muda, tudo se transforma (Sound Design/ Anthony Tko);Conversas Vegetais – Experimento 1(de Bianca Scliar); O Mapa das Minhas Ignorâncias (Barcabogante); Conversas em Barranco (Lia Cunha & Barranco); Operárias (Lígia Teixeira e Francisco Benvenuto).

21h00 – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance L.O.V.E.S.O.N.G e Sessão Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos

22h – PERFORMANCE L.O.V.E.S.O.N.G, de TETSUYA MARUYAMA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sessão de filmes Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos, sob curadoria de Tetsuya Maruyama (32 minutos)

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes:

Veil II (Rodrigo Faustini); Dedentro (Mateus Rosa); Visita ao museu (Ligia Teixeira e Francisco Benvenuto); Ressuscita-me (Coletivo Atos da Mooca); Metamorfoses de Narciso (Duo Strangloscope e Angel Rueda); Fluxo Confinado (Helder Matinovsky); Fenda (Rosana Cacciatore); Ode aos jovens (Natália Poli); Ant Film (Tetsuya Maruyama).

DIA 17/03 – SEXTA-FEIRA

18h – 19h30 – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Depois das loucuras da festa (de Andrea Rosas); Viva (de Alex Brandão); Espectros (de Rodrigo Amboni); Antimatéria (de Tiaraju Verdi e Sarah Pusch); Desterro (de Liz Donovan); Movimentos de escuta (de Rafael Campagnaro); Blue sky – em busca do horizonte perfeito (de Marcelo Seixas); Poros. Respiros. Floresta às escuras (de Juliana Hofmann); What a bum kick to die in this awful place (de Roberto Panarotto); Rastro de mangue (de Felipe Vernizzi); Inteira (de Vanessa Rosa Gasparello).

19h00 – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 2

20h – 21h30 – COMPETITIVA 2: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Fera (Bruna Granucci e equipe); Eu também sou um peixe (Letícia Ichnaz); O vento (Laïs Krücken); Diferença e Repetição (Pati Peccin e Aleph Ozuas); Clara (Marcos Vinicius D’Elboux); Fluxo (Giovana de Mello); Solidão Carnaval e Vazio (Zeca Pires).

21h – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance Aymberê, do Duo Strangloscope

22h – Performance Aymberê, Duo Strangloscope

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

DIA 18/03 – SÁBADO

15h -18h – OFICINA INTERVENÇÃO DIRETA EM MATERIAL FÍLMICO

Professora: Moira Lacowicz

Número de alunos: 10 (selecionados mediante inscrição prévia)

Local: Sala de oficinas de arte, CIC

18h – 19h – SESSÃO DE FILMES INTERNACIONAIS – Curadoria Duo Strangloscope

DEBATE APÓS A SESSÃO COM O DUO STRANGLOSCOPE

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 3

20h – 21h10 – COMPETITIVA 3: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: XVII – ESTRELA (Moira Lacowicz); Objetos que vêm do mar (Lia Krucken); Mirada (Luiza Pimenta); Espelho Sonoro (Rodrigo Ramos); Ela vela (Letícia Cardoso); Fragmentos (Olavo Kucker). Tem ainda a exibição de Jardim Botânico Florianópolis (Dan Souto), que não está na competição, pois esta é uma versão digital já que o filme não foi exposto (fala da organização).

22h – EXIBIÇÃO RESULTADO DA OFICINA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

DIA 19/03 – DOMINGO

16h – 17h – SESSÃO DO FILME CASEIRO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

17h – 18h – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Nada continua (de Diana Sandes e Gabraz Sanna); Diálogos de Vento (de Lela Martorano e Fê Luz ); Caminhos de água (de Elainde Stankiwich); Manhã de sábado, um boi enfeitiçado (de Davi Tekle, Gabriel Riesinger e Lucas Thys); A perseguição do sol (de Djuly Gava e Daniel Leão); Enfrente (de Ulysses Dutra); Mata (de Tyago Bezerra); Tempo (de Clélia Mello e Iam Campigotto); Tempos (de Jeronimo Carmo).

18h – LANÇAMENTO LIVRO SUPER 8 ARGENTINO CONTEMPORÁNEO, DE PAULO PÉCORA

Local: Sala de entrada do cinema Gilberto Gerlach, CIC

18h – 18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Paulo Pécora

19h -19h40 – Sessão performática dos filmes de Paulo Pécora

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sinopse:

Na estranha espiral de suas memórias, um homem descobre os traços esquecidos de um antigo relacionamento.

Filmes: Vale Barcelona! ; 8cho; Evolução (e revolução); Trânsito;

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Premiação

20h – 21h – PREMIAÇÃO – EXIBIÇÃO DOS FILMES E PREMIAÇÃO COM FALA DOS JURADOS E ENTREGA DOS TROFÉUS AOS REALIZADORES

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

21h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO, PROJEÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC