Bailarinos mirins de 18 municípios catarinenses apresentarão 244 coreografias de diversos gêneros
Mais de 2.300 bailarinos de três a 14 anos participarão de A Noite É uma Criança – 20ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis, de 28 de outubro a 4 de novembro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Divididos nas categorias Baby (três a seis anos), Infantil (sete a 11 anos) e Infantojuvenil (12 a 14 anos), os artistas mirins apresentarão ao todo 244 coreografias criadas ou adaptadas por 84 coreógrafos, entre balé clássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, estilo livre e jazz. O evento não é competitivo.
São 85 grupos provenientes de 18 municípios de diferentes regiões de Santa Catarina: Antônio Carlos, Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Capivari de Baixo, Criciúma, Florianópolis, Forquilhinha, Garopaba, Itapema, Lages, Lauro Müller, Palhoça, Pouso Redondo, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Tubarão e Urussanga.
Além deles, a Mostra receberá atrações convidadas na inédita Noite de Gala, exclusiva para comemorar a edição n° 20, no dia 3 de novembro, às 19h30. A sessão será aberta por Giulia Mazzei e Luiz Anselmo, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, de Joinville, que exibirão o grand pas de deux e coda de “Dom Quixote”, um dos balés de repertório mais conhecidos no mundo. Em seguida, irão ao palco 30 coreografias de profissionais da dança ligados à história de A Noite É uma Criança.
“É um momento muito especial. Não só para nós, organizadores, que sonhamos com isso, mas também para todos os que já subiram em nosso palco, cada criança, cada família, cada escola, que fizeram com que pudéssemos crescer e comemorar 20 anos de evento. Nessa trajetória, celebramos a dança infantil, a dança como educação e transformação na vida de cada bailarino. Alguns deles se tornaram profissionais, professores de dança, outros são pais que hoje incentivam seus filhos a dançarem como eles”, conta a diretora-geral, Lenise Pavan Gonzaga de Andrade.
Os ingressos estão à venda exclusivamente pelo site blueticket.com.br. As poltronas são numeradas, e as entradas custam R$ 40 (meia) e R$ 80.
Curso
Em programação paralela, a Mostra oferecerá gratuitamente o curso “Como Produzir um Espetáculo de Dança”, no dia 11 de novembro, das 13h30 às 16h30, no Majestic Palace Hotel. Ministrado por Rafaela Nassri e Sylvana Albuquerque, ambas do núcleo de produção, eventos e audições da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, abordará aspectos de três etapas: pré-produção (fornecedores, logística), produção (montagem, elenco, bilheteria) e pós-produção (desmontagem, armazenamento, prestações de contas). As inscrições devem ser feitas pelo site mostradedanca.com.br.
Circuito
O circuito catarinense de A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil contempla quatro cidades. Depois de Joinville, onde a 9ª edição ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, no Teatro Juarez Machado; passa por Florianópolis, em sua 20ª edição, de 28 de outubro a 4 de novembro, no Teatro Ademir Rosa; retorna a Chapecó, após seis anos, com a 4ª edição, em 15 de novembro, no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos; e estreia em Criciúma, nos dias 25 e 26 de novembro, no Teatro Elias Angeloni.
Neste ano, o evento é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado, tendo como incentivadores as empresas Bistek Supermercados, Cassol, Condor, Farben, Forauto, Havan, ICRH – braço social do Grupo Tigre e Metalúrgica Spillere.
A Mostra de Dança Infantil também está presente em Porto Alegre e Curitiba. Ambas na 5ª edição, foram realizadas nos dias 8 e 15 outubro, respectivamente.
A Noite É uma Criança
Site: mostradedanca.com.br
Instagram: @mostradedancainfantil