Um espetáculo primoroso, que de forma crítica e artística aborda a violência contra a mulher diante de uma sociedade patriarcal, será apresentado em novembro no Teatro da Ubro
Fotos: Maurício Garcias
Dramaturgia, música, dança e interpretação em um completo trabalho cênico que mostra o diferencial do grupo de teatro O Dromedário Loquaz, que completou 43 anos de trajetória. O espetáculo “A mulher do general e a outra” está de volta ao palco em uma nova temporada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, às 20h, no Teatro da Ubro, no Centro de Florianópolis. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla (link direto na bio do Instagram @dromedarioloquaz).
Texto forte e personagens marcantes constroem o cenário para discutir sobre violência, patriarcado e submissão feminina. Apesar de ambientada no início do século XX numa cidade interiorana do Brasil, a história poderia ser em qualquer outro lugar do contemporâneo, ao trazer reflexões profundas e referências atuais, levando o público a uma catarse de suas próprias vidas.
A narrativa conta a história da viúva Dalva, interpretada por Déa Busato, que procura a prostituta Jussara, vivida pela atriz Diana Adada Padilha, para avisar da morte do General, interpretado pelo ator Cezar Pizetta. O encontro das duas mulheres que acreditam pertencer a mundos distintos revelará que dividem semelhante subordinação de suas vidas às decisões masculinas e, embora não tenham sido protagonistas de suas escolhas no passado, passam a vislumbrar novas possibilidades no tempo presente.
Destaque para a direção musical de Eugênio Menegaz, que permanece em cena ao piano executando a trilha sonora ao vivo, com canções interpretadas pelas atrizes Julia Bavaresco, Giwa Coppola e Diana Padilha sob a preparação vocal de Luiza Faé Mantovani, que também atua. Belíssimo trabalho corporal e coreográfico criado pela bailarina Geovana de Oliveira. Ainda no elenco estão Rafael Reüs, Sandro Maquel, Nenê Borges, Vinicius Pasinato Damian e Welington Hors.
Sob direção e dramaturgia de Sulanger Bavaresco, a partir da obra homônima de Iur Gomez, a peça destaca a força da mulher mesmo diante da vulnerabilidade. Para Sulanger, o tema da mulher é sempre pertinente e necessário, na arte e na vida. “A violência de diferentes formas contra as mulheres persiste em nossa sociedade, e, se o espetáculo teatral consegue destacar o assunto de maneira crítica e artística, celebramos a possibilidade de contribuir para a tomada de nova consciência de homens e mulheres sobre o tema.”, comenta Sulanger.
A peça oferece ao público a oportunidade de entrar em contato com temas latentes de forma sensível através de um trabalho primoroso, que revela o estudo e dedicação do grupo em fazer teatro de repertório.
Sobre o espetáculo:
“A mulher do general e a outra” apresenta uma dramaturgia original adaptada a partir da obra homônima de Iur Gomez. O espetáculo foi concebido durante a pandemia, com estudo do texto, criação dos personagens e ensaios on-line. A estreia em 2022 alcançou sucesso de público com casa cheia em todas as apresentações. Em 2023, o grupo foi contemplado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, levando o espetáculo para uma temporada de circulação pelo estado catarinense.
Sobre o grupo:
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz, com sede em Florianópolis/SC, completou 43 anos em 2024 e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, reinventando-se com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
A MULHER DO GENERAL E A OUTRA
Ficha técnica:
Dramaturgia: Sulanger Bavaresco a partir da obra homônima de Iur Gomez
Direção Cênica: Sulanger Bavaresco
Direção Musical: Eugênio Menegaz
Elenco:
Déa Busato
Diana Adada Padilha
Cezar Pizetta
Giwa Coppola
Rafael Reüs
Sandro Maquel
Nenê Borges
Julia Bavaresco
Luiza Faé Mantovani
Vinicius Pasinato Damian
Welington Hors
Eugênio Menegaz (Pianista)
Assistente de Direção: Diana Adada Padilha
Iluminação: Marco Ribeiro
Coreógrafa: Geovana de Oliveira
Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani
Cenografia, Figurinos e Adereços: Sulanger Bavaresco e Grupo
Arte painel cenográfico: Rafael Reüs e Giwa Coppola
Fotografia: Maurício Garcias
Arte Design: Mariana Barardi
Assessoria de Imprensa: Gisele Bochi Palma
Assessoria redes sociais: Welington Hors
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
SERVIÇO:
“A mulher do general e a outra”
Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
5, 6 e 7 de novembro, 20h
Teatro da Ubro
Rua Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis – SC
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia), via plataforma Sympla
Link ingressos dia 5/11: www.sympla.com.br/evento/a-mulher-do-general-e-a-outra/2684216
Link ingressos dia 6/11: www.sympla.com.br/evento/a-mulher-do-general-e-a-outra/2684221
Link ingressos dia 7/11: www.sympla.com.br/evento/a-mulher-do-general-e-a-outra/2684222
Contatos do grupo:
Site do Grupo: www.dromedarioloquaz.com
Página do espetáculo: https://www.dromedarioloquaz.com/amulherdogeneraleaoutra
Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz
Instagram: www.instagram.com/dromedarioloquaz
Foto: Maurício Garcias