spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

A Fundação Cultural Badesc lança o livro "O Anjo ao Contrário"

EventosA Fundação Cultural Badesc lança o livro "O Anjo ao Contrário"
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Fundação Cultural Badesc lança na quarta-feira, dia 9, às 19h30, o livro O Anjo ao Contrário, de André Ramos e Nadir Ferrari. Com uma edição luxuosa, o livro exibe música e paisagem. São poemas inéditos de André Ramos com pinturas originais de Nadir Ferrari. Mas os poemas não foram escritos para descrever as pinturas. Nem as pinturas foram feitas para ilustrar os poemas.

O Anjo ao Contrário contém duas obras independentes que foram unidas em livro. Os poemas e as pinturas se permeiam como dois líquidos. André faz uma poesia rimada, coloquial, sobre o cotidiano e Nadir exibe uma pintura minimalista, caligráfica, nascida da tradição japonesa do sumi-ê.

“Os traços suaves e sóbrios da arte milenar japonesa têm, em nuances de negro, o movimento necessário para ora contrastar, ora acentuar a delicadeza, a densidade ou a estranheza de um dos muitos poemas deste livro cosmopolita”, escreve Tânia Piacentini na apresentação da obra.

André Ramos nasceu em Lages, mas passou a maior parte de sua vida em Florianópolis, onde veio morar ainda criança com seus pais e quatro irmãos. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua, desde 1992, como professor e pesquisador da Divisão de Genética.

André publicou dois livros de poesia: Lata de Banha, pela prefeitura de Lages, em 1986, e De Nariz na Vidraça, pela Editora da UFSC, em 1994, ambos com suas edições esgotadas. Em vários de seus poemas, expressa a influência forte e mesclada das terras onde viveu: os campos de Lages, a Ilha de Santa Catarina, Nova Scotia no Canadá e Bordeaux na França.

Nadir Ferrari nasceu em Arapongas, Paraná e também vive em Florianópolis. Pinta desde os 11 anos de idade. Fez graduação na Universidade Estadual de Londrina, mestrado na Federal do Paraná, doutorado em Oxford, e fez uma carreira científica e docente na UFSC, como geneticista, entremeando incursões na literatura e nas artes plásticas.
Durante uma licença da UFSC, no início da década de 90, atuou de forma profissional com pintura, gravura e um pouco de literatura, em Rennes, França. Ao se aposentar, em 2006, retornou de forma mais regular a pintura, leitura e escrita, o que possibilitou este projeto com André Ramos.

O QUÊ: Lançamento do livro O Anjo ao Contrário, com poemas de André Ramos e pinturas de Nadir Ferrari.

QUANDO: 9 de dezembro, às 19h30.

ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Fone: (48) 3224-8846.

QUANTO: Entrada franca.


O Anjo ao Contrário, de André Ramos e Nadir Ferrari, editora Officio, 60 páginas, R$ 40,00.

ANDANÇAS

parti de canoa
de uma terra boa,
com o vento fraco
da praia do forte:
paulo lopes ou polo norte?
…o mar balança,
uma aeromoça joga sua trança…
– ‘rapunzel ,
américa ou frança?’

eu podia ter sido criança
nas pedras da aquitânia,
rancho queimado, barracão, betânia.
venho do porto
de bordeaux ,
do arroio do porco morto,
troglodita de lascaux.
no aeroporto,
onde pouso
pra pousada no raposo,
cochilo coxilha rica.
velha igreja dos morrinhos,
santa ana da mão quebrada
da catedral do santo andré,
costeira
do pirajubaé,
vila seca, lava pé,
sacré coeur
ou saco grande.
não importa onde eu ande
guardo na boca o sotaque
do mesmo poeta de araque
que pra porre de cachaça
tem ressaca de conhaque.


CONTATO

Nadir Ferrari
(48) 3232-6327, 9960-5470

André Ramos
(48) 3721-5153, 8811-1861

Eduardo Faria, editor
(48) 3237-2477, 9948-9029