Em dezembro, incremento foi de 9,04%, segundo consultas feitas ao SPC
As vendas do comércio de Santa Catarina tiveram um crescimento de 8,65% em 2010 na comparação com o ano anterior, de acordo com as consultas feitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Federação das CDLs do estado (FCDL/SC). Só em dezembro, mês puxado pela melhor data para o comércio, o Natal, as vendas foram 9,04% maiores frente ao mesmo período de 2009
Para o presidente do conselho do SPC catarinense, Ivan Tauffer, esse resultado positivo já era esperado pelo setor. A situação econômica do país, com crescimento nos diferentes setores, e o aumento de poder de consumo da classe C, foram fundamentais para que as vendas fossem maiores, ao contrário de 2009, quando fechamos no vermelho, ressaltou. Ainda segundo Tauffer, a projeção é que o varejo registre novamente incremento em 2011: se mantivermos esse cenário, acreditamos que continuaremos a ter resultados positivos. Esperamos apenas que a taxa básica de juros não aumente muito.
Entre os setores, o que teve melhor desempenho no mês do Natal foi o de vestuário e calçados, seguido pelos de eletrônicos e de móveis. Já o tíquete médio nas compras para o natal variou entre R$ 80 a R$ 120. Foi um ano muito bom para o comércio e estamos trabalhando para que continue assim, finalizou Tauffer.