Projeto “Centros para Democratização de Informações e Negócios”, promovido pelo Departamento de Ciências da Administração da UFSC, visa desenvolver a inclusão empreendedora em 15 comunidades da região metropolitana e capacitar 1200 pessoas
Florianópolis é reconhecida como a Capital da Inovação em virtude da grande quantidade de empresas de tecnologia e de instituições de pesquisa com reconhecimento internacional. Para o Professor Marcos Dalmau, coordenador do projeto, “é necessário despertar o interesse dos habitantes da Grande Florianópolis para este mercado de trabalho que remunera bem e necessita de mão de obra qualificada.” Conhecendo esta realidade, a AMPE Metropolitana (Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Florianópolis) realizou parcerias para a execução de um calendário de atividades de qualificação profissional e motivação para a Ciência e Tecnologia. O projeto tem como objetivo capacitar 1200 pessoas na região. Para o presidente da AMPE e supervisor do projeto, Alcides Andrade, “o projeto representa uma oportunidade de acesso à tecnologias por parte das pessoas menos favorecidas.”
Nesta primeira etapa serão oferecidos cursos gratuitos de informática, língua estrangeira, entre outros. Para Heitor S. Thiago, presidente do CDI/SC, “o acesso ao mercado de trabalho acaba sendo uma consequência, já que, com a formação e o acesso às informações, as pessoas têm a oportunidade de concorrer a diferentes vagas”. O projeto foi possível através de emenda parlamentar do deputado federal Gervásio Silva, onde o Ministério de Ciência e Tecnologia destinou recursos à Universidade Federal de Santa Catarina para execução do projeto CDIN.
As inscrições estão abertas e encerram no dia 26 de março. As aulas vão de 4 de abril a 30 de julho. Para informações entre em contato com a AMPE através dos fones (48) 3259-4800 e (48) 3037-7080 ou pelo site www.ampemetropolitana.com.br
O projeto é executado pela FEESC – Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina e conta com a parceria do CDI/SC – Comitê para Democratização da Informação, ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia, FAMPESC – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e diversas ONGs e entidades comunitárias.
CONFIRA OS CURSOS OFERECIDOS
Informática e Cidadania – 60hs/aula
Inglês – 60hs/aula
Espanhol – 60hs/aula
Atendimento ao Cliente + Elaboração de Currículos – 12hs/aula
Técnicas de Vendas + Elaboração de Currículos – 12hs/aula
Ilustração e Animação Digital – 80hs/aula
Iniciação em Games e Entretenimento Digital – 80hs/aula
CONFIRA OS LOCAIS DOS CURSOS
FLORIANÓPOLIS
Casa Brasil (Fund. Vidal Ramos) – Rua Victor Konder, 321 – Centro
CDI Aflodef – Rua Crispim Mira, 115 – Centro
CDI CEDAR – Rua Waldomiro Monghilhote, 70 – Prainha
CDI Instituto Nexxera – Av. Santa Catarina, S/N (Ginásio Carlos Alberto Campos) – Estreito
CDI Jardim Atlântico – Rua Luiz D’acâmpora, 207 – Jardim Atlântico
CDI Morro das Pedras – Rua Sagrado Coração de Jesus, 138 – Morro das Pedras
CDI Psicanálise de Deus – Rua Conselheiro Mafra, 40, sala 207 – Centro
IFSC (Ônibus) – Rua Joaquim Nabuco, 2145 – Vila São João
Sapiens Parque – Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Cachoeira do Bom Jesus
SÃO JOSÉ
AMPE Metropolitana – Rua Osni Cerqueira Lima, 273 – Praia Comprida
Casa da Criança – Rua Álvaro Ramos, 320, Servidão Casa da Criança – Trindade
PALHOÇA
Conselho Com. do Brejarú / Inst. Social Gerizim – Rua Pascoal Nazzili, S/N – Brejarú
CDI Alto Aririú – Rua César Rene Wagner, S/N – Alto Aririú
CDI Ponte do Imaruim – Rua Trinta e Um de Março, S/N – Ponte do Imaruim
Faculdade Municipal de Palhoça – Rua João Pereira dos Santos, 305 – Ponte do Imaruim