O ano de 2012 fechou com diminuição de cerca de 33% no número de homicídios registrados, em relação ao ano anterior. No total, foram 61 homicídios consumados, enquanto em 2011 foram 93 casos registrados. O levantamento foi feito pela Delegacia de Homicídios de Florianópolis.
Do total de ocorrências em 2012, 42 crimes foram elucidados, o que representa um índice de resolubilidade – com definição de autoria, motivação e materialidade – de 68%. Segundo o delegado Enio Mattos, investigações dos outros 19 casos prosseguem.
Quanto às motivações dos homicídios, o tráfico de drogas e as brigas ou desavenças ainda configuram em primeira posição e estão empatadas, sendo responsáveis pela causa de 36 óbitos: 18 casos referentes ao tráfico e outros 18 a rixas ou desavenças pessoais. Já as reações a roubos ou assaltos foram responsáveis por seis homicídios na Capital.
Nas mortes registradas no ano passado, a arma de fogo foi o principal artefato utilizado, configurando em 69% dos casos, com faca foram 11%. O uso de instrumentos diversos como tesouras, objetos pontiagudos ou asfixiantes representou 13% dos casos.
2013
Neste ano, até o momento, 1 pessoa foi morta a facadas nos Ingleses, na Capital, depois de um desentendimento entre amigos. O fato aconteceu por volta das 11h desta terça-feira, 1º. O autor dos golpes já foi identificado e o caso está elucidado.