spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

4º Congresso BIM CREA-SC contou com a presença de engenheiros, arquitetos e pesquisadores do Brasil e do exterior

Eventos4º Congresso BIM CREA-SC contou com a presença de engenheiros, arquitetos e...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O 4º Congresso BIM CREA-SC realizado na última semana em Florianópolis reuniu engenheiros, arquitetos e pesquisadores do Brasil e do exterior para debater e apresentar as novidades e tendências da metodologia BIM (Building Information Modeling) – metodologia que ajuda a construir com mais eficiência, impactando no planejamento da obra, gestão dos custos e escolhas de soluções técnicas. 

A engenheira civil Késia Alves da Silva, coordenadora do evento, saiu de mais uma edição realizada. Segundo ela, o Congresso superou, novamente, as expectativas. “Reunimos quase 500 pessoas neste evento. Todos profissionais interessados e focados em aprender e ensinar tudo o que sabem sobre esta metodologia que ajuda diretamente no planejamento e construção de obras”, comenta Késia. 

Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, Carlos Alberto Kita Xavier, reforça a importância deste tipo de congresso para os recém formados. “Estamos atentos às demandas e à necessidade de capacitação dos nossos profissionais que saem da universidade para o mercado de trabalho precisando ainda de muito preparo no que diz respeito ao BIM e à infraestrutura. Por isso, o Conselho está presente em eventos como esse, por acreditar que ainda temos muito que avançar em relação à gestão de obras. A tecnologia está para nos auxiliar com aplicação de metodologias integradas que permitam os avanços que outros países já vivenciam”, destaca o engenheiro civil e segurança do trabalho Kita Xavier.

Os congressistas também tiveram a oportunidade de ficar cara a cara com um dos arquitetos que ajudou a construir o estádio que sediará a final da Copa do Mundo, no Catar. O português Décio Ferreira compartilhou sua experiência com os participantes sobre a construção do Lusail Iconic Stadium, que foi todo concebido utilizando a metodologia BIM, além de seus outros cases de sucesso ao longo da carreira como arquiteto. 

Ao fim do evento, Décio disse que se surpreendeu positivamente com o Congresso. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que abraçaram o 4º BIM e pela qualidade dos palestrantes que estiveram presentes. Sem contar dos projetos de alto nível que estão em desenvolvimento e foram apresentados ao longo do evento”, finaliza o arquiteto. 

Outro palestrante que aprovou o evento foi o engenheiro de inovação, diretor acadêmico e pedagógico do Master BIM Manager (edificações e infraestruturas) da NossoBIM e co-diretor do Global BIM Management Certification Program, José Carlos Lino. “Tudo muito profissional, logística, luzes e salas bem organizadas. Este congresso, certamente, ultrapassou qualquer expectativa que eu tinha”, finaliza. 

Dentre tantos comentários feitos pelos congressistas, um se destacou nos corretores pós evento: as diferenças foram esquecidas e todos se uniram para discutir como o BIM pode ajudar na melhoria da construção civil. Essa integração fez jus ao tema do evento, “Conexão Total”. 

Organizado pela Conexão BIM, o evento teve como patrocinador principal o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), ACCA, BIM Fórum, CYPE, AltoQI e diversas empresas. E mais de 20 entidades apoiaram o evento. 

Fotos divulgação BIM