spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda começa neste domingo em Florianópolis

Geral4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda começa neste domingo em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (4º ENPModa) começa neste domingo, 27, em Florianópolis, com organização do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Até o dia 30 de abril, cerca de 350 pessoas, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores universitários e empresários da área de moda – de diversas regiões do país – participarão do evento.Até o final do encontro estão abertas as inscrições para ouvintes, pelo site www.ceart.udesc.br/enpmoda. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Em sua programação, o 4º ENPModa terá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, exposições artísticas e apresentações culturais. O evento tem como objetivo promover a compreensão da moda como campo do conhecimento, assim como a sua articulação com outras áreas do conhecimento.

A historiadora de Moda Valerie Steele, autora e co-autora de mais de uma dúzia de livros da área de Moda, diretora e curadora do museu do Fashion Institute of Technology, localizadoem Nova York (EUA), abre o evento neste domingo, às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Na abertura, Steele discutirá o fenômeno popular de exposições de moda em museus. PhDpela Universidade de Yale, Valerie Steele foi descrita pelo jornal americano Washington Post como uma das “mais inteligentes mulheres da moda”. Como autora, curadora, editora e intelectual, a historiadora foi instrumento fundamental na criação do moderno campo de estudos de moda e na sensibilização do público para a importância cultural e social da moda.

Sistema de Moda Contemporâneo

As professoras Nízia Villaça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Renata Pitombo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), também são presenças confirmadas no encontro, onde abordarão a temática “O Sistema de Moda Contemporâneo: efemeridade, individualismo e multiplicidade”, na mesa redonda “Pensar Moda” que ocorre no dia 29 de abril, às 19h, também na FIESC.

Integração universidades e empresas

Já os empresários Paulo Cunha, gerente de relações institucionais da Audaces, e Bruno Hansen, diretor da Digra, também estão confirmados para a mesa redonda “Fazer Moda”, no dia 29 de abril, na FIESC, onde debaterão a integração do ensino de moda com o setor têxtil e do vestuário.

Atualidade e futuro do setor têxtil e de confecção

Encerrando o evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, ministra a conferência de encerramento no dia 30, sobre o perfil, a situação atual do setor têxtil e de confecção, e a visão de futuro.

Sobre o 4º ENPModa

Após ser realizado em 2011 e 2012 na Universidade Federal de Goiás (UFG), e em 2013 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento será realizado em sua quarta edição pelo Departamento de Moda da Udesc Ceart, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e apoio do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e das empresas RenauxViex e Tecnoblu.