Evento contou com 150 marcas, atividades integrativas e lounges personalizados no Centrosul, em Florianópolis
Com mais de 150 marcas expositoras em um ambiente imersivo, além do compartilhamento de histórias e iniciativas por meio de palestras, podcast e espaços de conexão, o Soubio Experience celebra o sucesso da sua terceira edição. Pioneiro quando se trata de fomentação de iniciativas comprometidas com a preservação do meio ambiente, o evento reuniu 5100 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis.
O SouBio Experience, das sócias Karina Dutra e Júlia Sirotsky, dobrou de tamanho desde a última edição e a próxima já está confirmada no segundo semestre de 2025.
“Tivemos 40 marcas na primeira edição, 70 na segunda e agora viemos com 150 na terceira. Mas acreditamos que, além das vendas, um dos pontos mais importantes do evento é a capacidade de promover conexões”, comemoram Karina Dutra e Júlia Sirotsky.
A cenografia criada por Thai Pasin transformou o evento em uma mandala, convidando o público a circular por diferentes camadas – de bebida e comida a moda, acessórios e cosméticos limpos.
Palestras e atividades complementam a programação
Um dos pilares do SouBio são as palestras e os talks comandados pelo Portal Ella, sobre saúde e bem-estar, o Movimento Nova Economia, que trouxe insights sobre novos modelos econômicos sustentáveis, e o painel Amazônico, que debateu o empreendedorismo de impacto na região amazônica. Foram 20 palestras nos três dias de evento. No primeiro dia, destaque para a palestra de Cristianne Close, Vice-Diretora Global de Conservação do WWF Internacional, que apresentou o conceito de Nature Positive – uma abordagem que busca recuperar os impactos negativos do homem na natureza, revertendo a perda de biodiversidade e restaurando habitats naturais. Apesar de chamar a atenção de empresas que possam contribuir para a causa, a profissional defende que pequenas ações individuais também somam na luta em prol da sustentabilidade:
“Nossa forma de influenciar é através da nossa voz, nosso voto e nosso bolso. Escolhas de consumo têm muito impacto porque precisamos criar demanda para esses novos produtos e inovações”, comenta.
Fe Cortez, criadora do Menos 1 Lixo e atração do terceiro e último dia do Soubio Experience, celebrou a boa recepção do público do evento – por aqui, ela apresentou sua “Cosmovisão do feminino para a regeneração”, que convida as pessoas a buscarem um equilíbrio entre as energias masculina e feminina, fazendo um resgate do sentir e da intuição e promovendo a conexão entre pessoas e espécies.
“As pessoas estão muito cansadas das soluções propostas não serem soluções efetivas, elas querem mudar, mas não sabem como. O que a gente vive hoje é insustentável, e apresentar essa outra visão de mundo gera uma grande receptividade, como foi aqui no Soubio”, opina.
A organização do SouBio Kids, em parceria com a Escola Dinâmica, ficou por conta de Isabel Machado, que trouxe profundidade ao tema da sustentabilidade. Para ela, a educação é a base de tudo, e essa iniciativa busca plantar as sementes de um futuro mais consciente desde cedo.
A arquiteta Letícia Castro criou um ambiente que convidou as crianças a pensarem sobre a questão do lixo no mar, fazendo uma conexão com a Ilha de Santa Catarina:
“O conceito do projeto leva as crianças a passarem por um circuito, onde elas primeiro percebem essa questão da poluição ambiental, ressignificam o lixo e depois chegam em uma área mais verde, tudo para mostrar a importância da preservação”, explica. O espaço teve ainda troca de livros, oficinas e atividades pedagógicas realizadas pela Escola Dinâmica.
Foto: PaulinhoSefton.com