spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

3º Mostra de Cinema Africano segue até amanhã no Centro de Artes da Udesc

Variedades3º Mostra de Cinema Africano segue até amanhã no Centro de Artes...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Já em sua terceira edição, a mostra Malembe Malembe – cinema africano em debate este ano discute o tema Do tabu à representação: corpo e sexualidade feminina nos cinemas negro-aficanos e do magreb. O evento é um minicurso de cinco dias, 1º a 5 de dezembro, com exibição de filmes contextualizados pelo ministrante Mahomed Bamba, professor da UBA em Salvador e natural da Costa do Marfim.

“O projeto foi uma iniciativa do estudante angolano Tiago Bassika Nzovo que logo encontrou o apoio de professores africanistas das universidades e de pesquisadores filiados a núcleos de pesquisa sobre África em Florianópolis”, explica a professora, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes da UDESC, Celia Antonacci. Esta edição conta com o apoio do projeto “Poéticas do Urbano”, coordenado pela professora, e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), coordenado pelo professor Paulino de Jesus Cardoso.

“Malembe Malembe” é uma expressão da língua Nfiote, falada por pessoas da etnia Bantu (província de Cabinda, norte de Angola) e significa “devagar e sempre se vai ao longe”. É assim, com pequenos passos, que o projeto procura contribuir para o processo de implementação da Lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura e da arte afrodescendente e africana nas universidades, escolas de ensino básico e médio do país. Outro objetivo é, através do cinema, incentivar as pesquisas sobre arte, política e culturas africanas.

Os filmes exibidos fazem parte de uma seleção de documentários e ficção cedidos pela Aliança Francesa, com sede no Rio de Janeiro, e pela Casa das Áfricas, em São Paulo. As produções são fontes de conhecimento da política, da economia, da cultura, da arte e da sociedade africana atual.

A inscrição para o evento é gratuita, porém obrigatória, e pode ser feita através do site. Será fornecido certificado de 40 horas aos participantes que se inscreverem e tiverem freqüência mínima de 70% nas atividades. O minicurso acontece de 1º a 5 de dezembro, das 13h30 às 22h, no auditório do Bloco Amarelo do CEART. Confira a programação completa no site: www.malembemalembe.ceart.udesc.br

Serviço

O quê: mostra e minicurso Malembe Malembe – cinema africano em debate
Quando: 1º a 5 de dezembro, das 13h30 às 22h
Onde: Auditório do Bloco Amarelo do CEART
Evento gratuito com inscrição obrigatória pelo site: www.malembemalembe.ceart.udesc.br