spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

33º Circuito Oceânico começa nesta terça, em Jurerê, com mais de 50 barcos na raia

Esportes33º Circuito Oceânico começa nesta terça, em Jurerê, com mais de 50...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Principal competição náutica de Santa Catarina será Campeonato Brasileiro de ORC e C30 – Fotos: Green Multimídia/Veleiros da Ilha

Começa nesta terça-feira, 1 de fevereiro, o 33º Circuito Oceânico de Santa Catarina. O evento abre o calendário náutico do Veleiros da Ilha em 2022 com presença de mais de 50 embarcações de todo país em Jurerê. O evento está confirmado como Campeonato Brasileiro das classes ORC e C30 e conta com presença de diversos velejadores olímpicos, entre eles os catarinenses Bruno Fontes e André “Bochecha” Fonseca, o gaúcho Samuel Albrecht e o carioca Marco Grael.

Na edição de 2022, o principal evento náutico de Santa Catarina ganha mais um dia de regatas, passando de quatro para cinco. O Circuito é aberto a barcos com certificados de medição válidos das classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Star e Multicascos. A programação conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente.

Para as classes ORC, BRA-RGS e HPE-30 estão previstas até 7 regatas, sendo uma de percurso e cinco barla-sota. Para classe C30, são 9 regatas previstas, com duas de percurso e 7 barla-sota, enquanto as classes RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star terão 5 regatas de percurso.

Para essa edição, a organização implementou um sistema digital para acompanhamento de todo gerenciamento de regatas. Pela primeira vez, o sistema ROMs será utilizado por um evento brasileiro, o mesmo que foi utilizado nas Olimpíadas de Tóquio e no Circuito Rolex em Punta del Este. O sistema está disponível através do link icsc.regatas.ar para smartphones, computadores e tablets.

Brasileiro de ORC e C30:

O 33º Circuito Oceânico ganhou ainda mais importância para 2022 após ser confirmado como Campeonato Brasileiro de ORC e C30. Tradicionalmente o Campeonato Brasileiro da Classe C30 é disputado em duas etapas anuais, com abertura no Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) em Florianópolis e decisão na Semana de Vela, em julho, no Yacht Club Ilhabela (YCI). Já o Brasileiro de ORC é realizado em etapa única e o título deste ano será decidido em Florianópolis.

O 33º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.