spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul acontece em Florianópolis

Variedades2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul acontece em Florianópolis
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Integrando a programação do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, será realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 9h30, na Casa da Memória, o 2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul.

O propósito principal desta iniciativa da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) é fortalecer o artista-trabalhador de rua e o movimento em busca de políticas públicas mais abrangentes, inclusivas e democráticas para a cultura. Pode participar da reunião, gratuitamente, qualquer interessado no assunto e a palavra é aberta a todos que quiserem expor suas atividades, processo criativo/produtivo e necessidades.

A primeira edição do encontro da regional Sul ocorreu em 2008, também durante o Floripa Teatro, com a presença um articulador do Rio Grande do Sul, um articulador do Paraná e sete de Santa Catarina. A intenção é dobrar o número de participantes este ano. O resultado da conversação será transformado em uma carta, a exemplo das elaboradas por outros estados e regiões do País, para ser encaminhada ao próximo Encontro Nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua, agendado entre os dias 1º e 4 de novembro, no Acre.

A RBTR foi instituída em março de 2007, em Salvador, com a presença de articuladores da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo. A entidade é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os artistas e grupos pertencentes a ela podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e multiplicar suas ações e pensamentos.

O intercâmbio da RBTR ocorre através de fórum virtual, entretanto, toda e qualquer deliberação é feita apenas em reuniões presenciais, objetivando promover a produção, difusão, formação, registro, circulação e manutenção de grupos de teatro de rua e de seus fazedores.