spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

22ª edição do Comida di Buteco chega a Grande Florianópolis no dia 8 abril 

Variedades22ª edição do Comida di Buteco chega a Grande Florianópolis no dia...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Concurso destaca o campanha Buteco Vive e a transformação das vidas através da cozinha de raiz

Após a realização do concurso com formato híbrido em 2021, o maior concurso de botecos do Brasil está de volta originalmente: de 8 de abril a 1 de maio, o Comida di Buteco 2022 chega para resgatar a magia e alegria desses espaços. A missão do concurso é transformar vidas através da cozinha de raiz, contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “botecos”, e nesta edição seu foco está na campanha  Buteco Vive.

Bares e restaurantes estão entre os setores que mais sofreram durante a pandemia, onde 30% dos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas somente no período de 2020 e 2021. Para continuar o seu propósito, o Comida di Buteco buscou ampliar o número de participantes do concurso, valorizando esses pequenos negócios e empreendedores, com aproximadamente 800 inscritos de Norte a Sul do país disputando o título de campeão em cada um dos 21 circuitos.

Na edição deste ano, a tradição de oferecer petiscos a um preço justo segue sendo um ponto importante, permitindo experimentar criações a um preço fixo de R$27 em todo o Brasil. Vale destacar que a competição é um concurso onde é eleito o melhor boteco de cada circuito, e não o melhor petisco. Além disso, em todas as edições, 20% dos concorrentes dão espaço para novos estabelecimentos, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Na primeira etapa, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e os jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco corresponde a 70% do peso da nota, e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e os jurados correspondem aos outros 50%. 

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, e então é eleito o melhor boteco do Sul do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Um modelo de negócios transformador de vidas

O concurso tem como perfil apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o boteco,  que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte  financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica gerando empregos, impostos, turismo, e abrange grandes parceiros, em mídia jornalismo, influenciadores; e, finalmente, o público, que visita e vota ao longo de todo o mês do concurso, alavancando de forma poderosa toda a cadeia na qual os estabelecimentos estão inseridos. 

Confira os participantes do concurso que começa no dia 8 de abril: Bar do Noel, Beer Praia, Bendito Boteco, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Capitão Gaivota, Centro Social da Cerveja, Deck Lagoa, Gato Mamado Bar, Milton’s Bar, Morro Das Pedras Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Sufoco’s Bar, Tonho Boteco, Zeca Bar e Restaurante, Zero 54.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua missão e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco. A seguir, apresentamos algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco.

Santander

         O Santander se mantém como banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes. Além disso, a Getnet será o meio de pagamento oficial. Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros. No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e

lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.

Piraquê

A Piraquê acredita que o Concurso Comida Di Buteco tem um Quê de Originalidade, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela segunda vez consecutiva, a marca patrocina a ação, com visibilidade em todos os botecos participantes. Dessa forma, Piraquê contribui para o fortalecimento dos bares tradicionais que, assim como a marca, valorizam receitas exclusivas e originais.

Eisenbahn

“Para a Eisenbahn, passear de boteco em boteco, nas praças de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, como a cerveja oficial do concurso Comida di Buteco é motivo de comemoração. A marca entende que cuidar de cada detalhe é importante para produzir uma cerveja artesanal de qualidade, assim como para o concurso é selecionar estabelecimentos que prezam pelo fazer artesanal. “Esta parceria com o Comida di Buteco é uma oportunidade de valorizarmos os negócios familiares e toda a grande corrente do bem que abrange os botecos de todo o Brasil. Junto com o concurso queremos fortalecer esse poderoso modelo de negócio no qual os bares e botecos estão inseridos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn. Bohemia é a marca que move tradições e como primeira cerveja do Brasil tem uma ligação muito forte com os botecos. Participar mais um ano do ‘Comida Di Buteco’ é mais uma forma de prestigiar os estabelecimentos que levam essa cultura para os dias atuais. Já estamos ansiosas para conhecer os melhores pratos de 2022”, conta Aline Gusmão, Gerente Regional de Marketing da Ambev no Centro-Oeste.

Seara/Rezende/Incrível

A Seara, que sempre surpreende os brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do evento que prestigia a cozinha de  raiz e incentiva o pequeno empreendedor de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta calabresa. Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos bem vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di Buteco. Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal, permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.

Mc Cain

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 5 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz, aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o aperitivo mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil. Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: a Batata Temperada com Páprica & Pimenta, que possui uma textura super crocante, corte fininho e visual rústico super diferenciado pela presença de tempero e casca. O produto é muito versátil, pois é perfeito para ser servido como uma porção cheia de sabor, já que combina muito bem com diversos molhos e coberturas, mas também funciona muito bem como acompanhamento de carnes, hambúrgueres e outros pratos incríveis.

Chandon

“Assim como a Chandon, a comida de boteco é genuinamente brasileira. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Por esse motivo juntamente ao Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades de ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com nossos espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar a retomada dos botecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com um Kit de Serviço Chandon , e o campeão nacional ganhará o kit e a uma viagem para 2 pessoas para viverem uma experiência única na vinícola Chandon, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Além disso a marca também convida todos os participantes e consumidores a se juntarem a Comunidade Chandon, através de cadastro via QR code, oferecendo cursos exclusivos sobre a história da marca, apresentação de seus espumantes e dicas de consumo.”

Heinz

A Heinz, dona do ketchup nº1 do mundo, patrocina o Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. “O Comida di Buteco é um dos concursos mais tradicionais do país, unindo os melhores bares do Brasil em torno de uma competição deliciosa. E a Heinz, marca tão amada pelos brasileiros, irá contribuir novamente para elevar a experiência com sua qualidade superior e garantir ainda mais sabor aos petiscos criados no concurso, que ficam muito gostosos com nossos condimentos. Estamos felizes por irmos em busca do melhor Buteco do Brasil, uma vez mais”, Thais Corrêa, especialista de Brand Building da Kraft Heinz.

Reserva 51

“O projeto Comida di Buteco tem total afinidade com nosso produto. Para tornar a competição de 2022 ainda mais especial, lançaremos o concurso Caipirinha Perfeita, a ser elaborado exclusivamente com a nossa Cachaça 51 Edição Histórica. Assim, além de destilar uma dose a mais de sabor nessa jornada em busca do melhor boteco do Brasil, criaremos momentos de consumo e apreciação que reforçam a versatilidade do nosso produto, que é também uma importante fonte de renda para os donos de bar”, comenta Luciano Sadi Andrade, head of marketing da Cia Müller de Bebidas.