Mostra gastronômica reunirá o que há de mais atual em alimentos e bebidas gourmet no dia 24 de agosto, na Alameda Casa Rosa, e terá ainda aulas-show com chefs renomados, degustações comentadas e palestras
A Rede Hippo promove pelo segundo ano consecutivo a maior mostra gastronômica da Grande Florianópolis. O evento, no dia 24 de agosto, um sábado, será uma oportunidade para vivenciar mais uma vez uma viagem pelos melhores sabores do mundo, disponíveis para degustação aos participantes em nada menos que 40 estandes com centenas de produtos. E para proporcionar ainda mais conforto e bem-estar ao público, este ano a feira muda de lugar e será realizada na charmosa Alameda Casa Rosa, no Morro da Lagoa da Conceição.
O destaque dessa edição será a aula-show com o chef francês naturalizado no Brasil Olivier Anquier. Mas na programação do Hippo Gourmet Experience estão ainda alimentos e bebidas garimpados pela Rede Hippo entre os fornecedores de melhor qualidade no Brasil e no mundo, aulas-show com mais chefs renomados, mostra gastronômica, palestras e degustações comentadas de vinhos, cerveja, presuntos crus italianos e espanhóis e da linha Seara Gourmet. Tudo em eventos simultâneos, tanto para quem gosta de cozinhar quanto para quem tem interesse em conhecer e saborear novidades.
O evento é comemorativo ao aniversário de 22 anos da Rede Hippo e conta ainda com aula-show com as nutricionistas Patricia Acioly, Aline M. Salami e Roberta Caetano, que vão falar sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e como fazer para incluir estes vegetais diferenciados na alimentação diária. Outras três aulas-show estão programadas: uma delas com o chef Felipe Silva, da Natural Chef, para ensinar a preparar um risoto de beterraba com cogumelos, macédoine de tofu marinado e aspargos. Os vinhos chilenos Loma Negra também serão destaque em aula-show com o especialista da vinícola Eugênio Echeverria. E o café italiano illy será tema de outra aula-show com o barista da marca, Piero de Farias, para apresentar a linha mais desejada no mundo, famosa pelo blend, composto por nove variedades de café Arábica selecionadas sempre nas melhores colheitas de todo o mundo.
Durante o dia também serão realizadas degustações comentadas, que prometem ser experiências únicas de sabor e conhecimento sobre o mundo gastronômico. As atividades serão comandadas pelos especialistas da Cervejas Baden Baden, da Seara Gourmet, da Allfood (presuntos crus, italianos e espanhóis) e da vinícola Santa Ema. Os ingressos estão à venda em todas as lojas da Rede e na plataforma Sympla, com um diferencial: 50% do valor de qualquer ingresso será convertido em compras na Rede Hippo, e os clientes do programa de fidelidade Você Bem+ têm desconto de 10%.
"Sucesso total no ano passado, o evento já está se consolidando como uma experiência gastronômica inovadora, guiada por especialistas e ideal para quem gosta de cozinhar ou simplesmente quer provar as novidades desse universo”, destaca o diretor comercial do Hippo, Josiano Saquetti, que todos os anos percorre as principais feiras no mundo em busca de novidades para a Rede.
A programação terá ainda uma mostra gastronômica com itens nacionais e internacionais, que vai reunir cerca de 40 fornecedores de centenas de produtos. Dispostos estandes, os participantes representam produtos alimentícios e bebidas voltados ao mercado gourmet, contemplando novidades e sabores de outros continentes. Neste espaço, também estará presente a produção própria do Hippo, que conta hoje com 658 itens entre confeitaria, panificação e salgados. Como diferencial, os produtos Hippo têm preparo praticamente artesanal, com receitas desenvolvidas pela equipe de chefs e nutricionistas do supermercado, sem utilização de misturas prontas e com opções para restrições alimentares.
Olivier Anquier
Padeiro, cozinheiro, apresentador e empresário, ele iniciou sua vida no Brasil como turista em 1979, mas foi só depois de 10 anos, com a morte de seu pai, que ele mudou de vez para o País. Entre idas e vindas, ele está há quase 40 anos por aqui e comanda três restaurantes e uma padaria em São Paulo, além de atuar como apresentador de programas de TV. Olivier é da terceira geração de uma família de padeiros, que diz ter percebido o seu dom para cozinhar aos 16 anos. E foi dos almoços de família que ele tirou a receita do seu molho mais famoso, inspirado na tia Nicole, servido no prato principal de um dos seus estabelecimentos.
A Rede Hippo
Com uma trajetória de muitas conquistas e desafios, a Rede Hippo é destaque em Santa Catarina pelo seu pioneirismo. Inúmeras vezes foi vanguardista em projetos inovadores, sempre com foco em sustentabilidade, alimentos para dietas especiais, padaria e confeitaria com produção própria, carnes e hortifruti selecionados e com rastreabilidade, orgânicos, adega com vinhos de todo o mundo e produtos especiais para chefs de cozinha.
Com um mix de produtos diferenciados, nacionais e importados, a rede Hippo adotou como posicionamento proporcionar bem-estar às pessoas, e para isso investe também em uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas e chefs de cozinha que orientam toda a compra, elaboram receitas disponibilizadas aos clientes. Em reconhecimento, a Rede recebeu em 2019, pela oitava vez consecutiva e décima na história da Exposuper, o troféu Mérito de Supermercado mais Admirado na Grande Florianópolis, na categoria médio porte.
Inovação com e-commerce e APP
A Rede Hippo foi a primeira de Santa Catarina a oferecer e-commerce e, em abril deste ano, lançou o primeiro aplicativo para dispositivos móveis criado para um supermercado do Estado. Pelo APP Você Bem+ Hippo é possível obter ofertas diferenciadas de acordo com o perfil de consumo, conteúdo exclusivo com dicas sobre bebidas, alimentos e receitas, promoções especiais para troca de pontos do programa de fidelidade, que valem eventos, palestras e experiências gastronômicas. O APP está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, e ainda permite ao cliente salvar conteúdos de interesse gastronômico e fazer lista de compras na ferramenta.
Degustações comentadas
BADEN BADEN: Aclamada pelo público e pela crítica, a Cervejaria Baden Baden é reconhecida em todo o mundo pelo sabor marcante e inconfundível e alta qualidade na produção de cervejas artesanais, o que proporciona aos apreciadores da bebida uma experiência única e inesquecível. Uma das pioneiras no Brasil, a cervejaria tem atualmente 15 variedades, elaboradas com ingredientes selecionados e a mais pura água de Campos do Jordão. Entre os destaques – premiados em concursos mundiais – estão a American Ipa, Witbier, Golden, Red Ale, Cristal, Bock e Chocolate. Durante o encontro os cervejeiros da Baden Baden irão contar um pouco mais sobre o processo de criação e produção que já tem 20 anos, além de compartilhar as inspirações para a criação de cada bebida e dar sugestões incríveis de harmonização.
VINÍCOLA SANTA EMA: O enólogo chileno Rodrigo Blázquez aterrissa em Florianópolis para compartilhar com o público algumas histórias e segredos dos vinhos produzidos na Vinícola Santa Ema (Chile). Ao longo da degustação comentada, o mestre em Ciências Vitícolas e Enológicas pela Universidade da Califórnia (EUA) deve falar sobre os clássicos “Catalina”, “Gran Reserva Chardonnay”, o “Amplus Merlot” e o “Amplus Carmenere”. Grande conhecedor do clima, solo e terroir do Chile, ele tem tudo para transformar este momento em uma experiência única de sabor e conhecimento sobre o mundo dos vinhos.
ALLFOOD – PRESUNTOS CRUS: Líder na importação e distribuição de produtos da alta gastronomia, a allfood comanda a degustação comentada quedesmistificará os segredos entre os presuntos italianos (parma e cru) e espanhóis (serrano e ibérico). As diferenças entre eles serão apresentadas pelodiretor comercial da marca, Marcos Madeiro, que tem no currículo 21 anos de experiência na área. A Allfood traz ao Brasil as mais renomadas marcas de queijos, presuntos crus e variedades de frios, produtos saudáveis e mercearia. Há ainda as marcas próprias Vito Balducci, Casa Basca, Käs Club, Figueiras, Monastère e D’or.
SEARA GOUMET: Frios, hamburgueria e pratos especiais estão entre os sete produtos da linha Seara Gourmet que serão apresentados ao público. A convite do Hippo eles vão traz um mix de produtos que tem entre os itens as estrelas da marca, o presunto royal e a linguiça cuiabana, além da costela, polpetone, lasanha bolognese e hambúrguer.
PRODUTOS DA MOSTRA GASTRONÔMICA
CERVEJAS ESPECIAIS
BROOKLYN BREEWERY BY BEER MANIACS: Que tal tirar um tempinho para provar a cerveja mais famosa de Nova York? A Cerveja Brooklyn Breewery estará no estante da Beer Maniacs, que deve replicar na Alameda Casa Rosa a atmosfera que envolve a produção da bebida americana.
HEMMER: É de Blumenau, terra da Oktoberfest, que vem a Cerveja Hemmer. Com o selo de uma das marcas alimentícias mais tradicionais de Santa Catarina, reconhecidas pela fabricação das mostardas e conservas, a Cerveja Hemmer oferece uma linha com 12 variedades de cerveja e se destaca pela produção da tradicional IPA e pelas bebidas com toque de framboesa e hibisco.
LOHN BIER: Produzida no Sul de Santa Catarina, a Lohn Bier é uma cervejaria familiar, movida à atitude. Não à toa venceu a "Libertadores das Cervejas" e teve três de seus rótulos premiados no South Beer Cup, em Buenos Aires, na Argentina, há menos de dois meses. A marca catarinense deixou para trás 85 cervejarias de 9 países!
ZEHN BIER: Uma cerveja nota 10. Feita em Brusque, a Zehn Bier preserva a tradição germânica de fabricar bebidas artesanais a partir de quatro elementos: malte, fermento, lúpulo e água. Tudo harmoniosamente misturado, na proporção certa, sem filtros e sem conservantes.
VINHOS E ESPUMANTES
PEREZ CRUZ: Uma das mais tradicionais do Chile, a Vinícola Perez Cruz produz cerca de 720 mil litros de vinho ao ano. Entre os carros-chefes da marca estão o Cabernet Sauvignon Reserva, que mescla o sabor mais frutado com a madeira menos marcada. Confira o estande da Perez Cruz em nossa mostra gastronômica e conheça mais sobre a premiada marca chilena.
VINÍCOLA AURORA: Uma das maiores cooperativas vinícolas do Brasil, a Aurora produz 48 milhões de litros de vinhos ao ano. Com cuidado na seleção das mudas plantadas até o engarrafamento da bebida, tem conquistado premiações no País e no Mundo.
CASA VALDUGA: Entre as mais renomadas vinícolas brasileiras, a Casa Valduga alia tradição e tecnologia na produção de vinhos tintos, brancos e rosés e espumantes premiados. A marca colocará em degustação na Feira Gastronômica a Linha Naturelle, que proporciona o perfeito equilíbrio entre a leveza e o paladar adocicado do vinho.
DOMAINE BOUSQUET: Produzidos em 300 hectares de vinhedos na região de Mendoza (Argentina), os vinhos orgânicos Domaine Bousquet têm entre as características marcantes a excelente acidez. Uma das mais premiadas do mundo, a vinícola utiliza apenas fertilizantes naturais na produção dos vinhos, que combinam técnicas francesas e argentinas. O resultado? Vinhos como o D BOUSQUET Reserve Orgânico Malbec, que estarão no estande da marca no Hippo Gourmet Experience.
FREIXENET: Com 150 anos de história e líder global na comercialização de Cava, a Freixenet produz 100 milhões de garrafas ao ano e tem em seu portfólio rótulos como o Cordón Negro, Carta Nevada e Cordón Rosado – os três são os mais comercializados no Brasil. Entre os rótulos mais desejados no mundo, a Freixenet tem coleções dignas dos melhores champagnes do planeta.
QUINTA ROMANEIRA: Com uma inconfundível linha de Vinhos do Douro e Vinhos do Porto, a Vinícola Quinta Romaneira desembarca de Portugal diretamente para o Hippo Gourmet Experience com os melhores exemplares da marca na bagagem.
VIÑA SAN ESTEBAN: Instalada no Vale do Aconcágua, no Chile, a Viña San Esteban oferece vinho com terroir característico pela combinação única de solo, luz e água. Entre os destaques da variedade de uvas e rótulos estão a Família In Situ, carro-chefe da vinícola chilena.
QUEIJOS E FRIOS
VERMONT: Diretamente do Vale Europeu de Santa Catarina, a Pomerode Alimentos produz a cobiçada Linha de Queijos Vermont, do tipo mofo branco, estilo que tornou os queijos franceses desejados no mundo todo. Eles harmonizam perfeitamente com geleias de amora, pimenta, abacaxi e figo. A dica é experimentar também dois tipos de mel: angico e cremoso.
TIROLEZ: Uma das marcas mais tradicionais de laticínios do Brasil, a Tirolez levará para a mosyra gastronômica alguns dos destaques entre os seus 40 tipos diferentes de queijos, que incluem os clássicos Gorgonzola, Parmesão e Gouda. Experimente também os cremes Cottage Duo, Ricota, Brie e Camembert.
POLENGHI: Que tal provar dois dos mais famosos queijos franceses sem ter de sair de Floripa? Os nobres Brie e Camembert, produzidos pela Ile de France, estarão no estande da Polenghi no Hippo Gourmet Experience. Com características específicas, os queijos se diferenciam pelo sabor, crosta branca e massa macia, e pelo frescor.
GRAN MESTRI: Com receita italiana e tempero brasileiro, os queijos produzidos pela catarinense Gran Mestri aliam tradição, qualidade e tecnologia. As obras-primas Grana e Pecorino Sardo são pensadas desde a escolha de um grupo seleto de animais para a retirada do leite até o resultado final. Carpaccio, fettuccine, ostras gratinadas, risoto, saladas… não há cardápio que não combine com um dos queijos da Gran Mestri.
CERATTI: Que tal provar a mortadela usada no preparo do tradicional sanduíche servido no Mercadão de São Paulo? A Ceratti, que produz a iguaria usada pelos comerciantes paulistanos, estará no Hippo Gourmet Experience com uma linha especial de frios e embutidos premium, como salames, peito de frango defumado e peito de peru. E, claro, não vai faltar mortadela!
HACIENDAS: A variedade de produtos Haciendas agrada ao paladar dos mais exigentes consumidores em todo o mundo. Em sua refinada linha estão o famoso presunto Jamón Serrano, curado perfeitamente nas regiões altas e secas da Espanha, e refinados salames dos mais variados tipos.
ESPAÇO BEM-ESTAR
AGRECCO: É destaque na produção e comercialização de alimentos orgânicos, que vão de aves a massas e molhos especiais.
DR. SCHÄR: Líder mundial na produção de alimentos sem glúten.
ESSENTIAL: Linha de alimentos com altíssimo valor nutricional, os produtos não levam corantes, adoçantes, açúcar, gorduras trans, não contêm glúten ou lactose.
EAT CLEAN: Com a proposta de resgatar o gosto da comida caseira, a Eat Clean oferece uma linha completa de alimentos saudáveis, que vão das pastas de amendoim a snakes.
JASMINE: Com a filosofia de que alimentos de verdade podem transformar o corpo e a alma, a Jasmine oferece uma variada linha integral, orgânica, sem glúten e zero açúcar.
MOO: Variedade de iogurte 100% natural, tem quatro vezes mais leite do que o tradicional, com baixíssimos níveis de gordura e carboidrato. Considerado um superalimento, é encontrado em quatro sabores: natural, mel, laranja com gengibre e morango.
VAPZA: Aliando praticidade e saúde, a Vapza produz alimentos embalados à vácuo e cozidos no vapor. São mais de 45 produtos e uma linha de Food Service, entre os quais carne seca, frango desfiado, batata, canjica e mandioca.
VERDE CAMPO: Produz uma linha completa de lacticínios sem conservantes, sem aromatizantes e corantes artificiais. Com o objetivo de oferecer produtos especiais, tem ainda variedade de itens com poucas calorias, gorduras, açúcares e sódio.
SERVIÇO
O quê: 2° Hippo Gourmet Experience
Quando: 24 de agosto, das 14h às 23h
Local: Alameda Casa Rosa – Rodovia Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis – SC
Entrada: Ingressos à venda nas lojas Hippo e pela plataforma Sympla l 1º lote R$100,00 (50% do valor será revertido em vale-compras nas lojas Hippo), sendo que clientes do programa de fidelidade Você Bem+ têm 10% de desconto.
PROGRAMAÇÃO
Aulas-Show
15h – PANCs: Como incluir no seu dia a dia? – com as Nutricionistas Patricia Acioly, Aline M. Salami e Roberta Caetano
16h15 – com o Chef Felipe Silva, da Natural Chef
17h45 – Vinhos Loma Negra – com o enólogo da vinícola Eugênio Echeverria
19h – Café illy – com o barista da marca Piero de Farias
20h30 – Aula-show principal – com o Chef Olivier Anquier
Degustações comentadas*
14h30 – Cervejas Baden Baden
16h15 – Seara Gourmet
17h45 – Allfood: Presuntos crus, italianos e espanhóis
19h – Vinhos Santa Ema
(*) Vagas limitadas, inscrição deve ser feita no credenciamento na chegada ao evento