spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

2º Fórum Liberdade e Democracia acontece neste sábado em Florianópolis

Eventos2º Fórum Liberdade e Democracia acontece neste sábado em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O que houve com a previdência brasileira? O que deu errado com a nossa economia e o que fazer para sairmos da crise? Como os países pobres podem melhorar? Estas e outras perguntas norteiam as discussões do ​​2º Fórum Liberdade e Democracia que irá reunir grandes personalidades e intelectuais do Brasil e do exterior no Teatro Pedro Ivo. Um jornal e um documentário serão lançados durante o evento. O tema deste ano é “A liberdade funciona”

Organizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Santa Catarina, entidade sem fins lucrativos, o Fórum ocorre amanhã, 18 de março (sábado), das 09h às 20h30, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Entre os palestrantes confirmados estão ​​Mansueto Almeida, Secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda e um dos maiores estudiosos em contas públicas no Brasil; o cineasta norte-americano Kris Mauren, diretor do premiado documentário Pobreza S.A, obra que será lançada no Estado durante o Fórum; o economista e professor da UNB, Roberto Ellery; e o ator e roteirista Cláudio Manoel, o Massaranduba do grupo Casseta e Planeta. A inscrição antecipada custa R$ 30 e pode ser feita pelo site www.iflsc.org.br 

Em debate as principais questões econômicas, sociais e políticas do Brasil e os caminhos para que o país saia do impasse no qual se encontra. “O objetivo do Fórum é espalhar ideias”, diz Bruno Souza, presidente do IFL de Santa Catarina. “Este é um dos primeiros eventos em Santa Catarina a discutir a democracia pelos princípios da liberdade, tendo como base os valores do IFL, que são a livre iniciativa, a responsabilidade individual, o direito de propriedade e estado de direito”, completa. O Fórum é suprapartidário.

Compõem o quadro de palestrantes a coordenadora do Insper, Luciana Yeung; o consultor legislativo do Senado, Marcos Mendes; o professor de economia do Insper João de Mello; o juiz de Direito​ que liberou o Uber no Rio de Janeiro​, Bruno Bodart​;​ e o professor de Ciências Políticas do IBMEC, Adriano Gianturco.

Outra novidade do evento será o lançamento do jornal A Ponte, com periodicidade bimestral e tiragem inicial de cinco mil exemplares. Produzido em parceria entre o IFL e o Grupo Henry Maksoud, o jornal trará análises aprofundadas sobre assuntos atuais e polêmicos, sempre do ponto de vista da liberdade econômica, social e política.

Ano passado, o evento reuniu mais de 600 pessoas de vários estados do Brasil. Este ano, os organizadores esperam mais de mil participantes, principalmente empreendedores, profissionais liberais, estudantes, interessados em política, economia, liberdade e democracia. Esta 2ª edição do Fórum é patrocinada pela FIESC e tem o apoio ​da​ Acate​, Acif, ​ADVB, Conselho Regional de Contabilidade, Grupo Henry Maksoud​ e Unicred.   ​

Origem – O Fórum é realizado em todos os Estados onde existe o Instituto de Formação de Líderes. Começou em Minas Gerais, em 2010, e se espalhou pelo país. O evento tem por objetivo analisar questões sociais, políticas e econômicas por meio de amplo debate de opiniões, bem como da proposição de caminhos alternativos em direção a uma sociedade mais livre e próspera. Com foco numa nação plural e livre, o Fórum fomenta a cultura e a educação no Brasil.

Serviço

O quê: 2ª Edição do Fórum de Liberdade e Democracia: A Liberdade Funciona;

Quando: 18 de março (sábado), das 09h, às 20h30;

Local: Teatro Pedro Ivo, Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600, Saco Grande, Florianópolis;

Inscrições antecipadas: R$ 30 no site da entidade – www.iflsc.org.br

Mais informações: www.iflsc.org.br  e www.facebook.com/forumliberal

Vídeo​:​ https://goo.gl/O04K8q