spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

1º Salão Catarinense do Turismo começa no dia 22 de março em Florianópolis

Eventos1º Salão Catarinense do Turismo começa no dia 22 de março em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O lançamento do 1º Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina aconteceu nesta terça-feira (23), no Centrosul, em Florianópolis. O evento reuniu autoridades, representantes do trade e de entidades representativas do setor. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, a primeira edição do evento, que tem como intuito servir como importante vitrine do turismo catarinense, será também um espaço permanente de conhecimento sobre a atividade econômica, que já representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. A abertura oficial do 1º Salão Catarinense do Turismo acontecerá no dia 22 de março, às 20 horas, também no Centrosul.

De acordo com a gerente de Políticas de Turismo, Eliza Wypes Sant’Ana de Liz, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, deverá comparecer ao evento. “O Salão deverá receber 30 mil visitantes nos cinco dias de evento”, afirmou a interlocutora do Ministério do Turismo em Santa Catarina, responsável pela aplicação das políticas nacionais para o setor no Estado.

O secretário em exercício de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra, ressaltou a importância que Santa Catarina conquistou no cenário nacional. “Santa Catarina vive o momento de colher os frutos da política que deflagrou a profissionalização e qualificação da atividade turística”, disse. Responsável pela promoção na Santur, Atilo Medeiros falou da importância do 1º Salão Catarinense do Turismo para a manutenção da atividade durante todo o ano. “O catarinense precisa conhecer os roteiros que existem no estado, viajar por Santa Catarina nas diferentes épocas do ano”, explicou.

De 22 a 27 de março, o 1º Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina estará aberto para a visitação pública, das 10 às 22 horas. Estandes de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos das dez regiões catarinenses, atrações culturais, palestras e workshops programados no Núcleo de Conhecimento do Salão Catarinense de Turismo garantirão a presença de um público diversificado no Centrosul: viajantes, profissionais do setor, empresários, jornalistas especializados, estudantes e especialistas em turismo. Quem visitar o Centrosul neste período terá acesso também ao Festival da Integração Multicultural (FIMC) em sua terceira edição. A feira exibe a cultura e as tradições das regiões turísticas de Santa Catarina reproduzindo cenários, personagens e outros aspectos da origem do povo e dos costumes herdados das mais de 20 etnias europeias, utilizando efeitos especiais e recursos interativos.

No Espaço Cultural Catarinense, cada uma das dez regiões turísticas do Eestado comercializará pratos e quitutes típicos da gastronomia que tanto atrai os turistas para Santa Catarina. “Esta será uma oportunidade de apresentarmos ao catarinense os variados destinos e atrações que temos aqui. Promover o turismo interno é um dos grandes desafios da atual política de promoção catarinense”, afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, destaca a realização do 1º Salão Catarinense do Turismo como uma importante realização deste governo. “Ao longo desses sete anos de gestão do turismo em Santa Catarina, conseguimos alcançar metas como a Regionalização do Turismo, que gerou oportunidades de desenvolver essa atividade econômica em todo o estado. Os três prêmios nacionais consecutivos de Melhor Destino Turístico, o aumento e a qualificação da demanda, graças à promoção estratégica do destino, e a contratação do plano de marketing (Plano Catarina) para o turismo catarinense até 2020 deflagram um projeto de estado para Santa Catarina neste setor”, afirma Knaesel.

Por Jornalista Christiane Santoro Balbys