spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

1º Encontro Multiprofissional em Oncologia Clínica reúne profissionais e pacientes no HU-UFSC

Saúde1º Encontro Multiprofissional em Oncologia Clínica reúne profissionais e pacientes no HU-UFSC
spot_img
spot_img

Compartilhe

Evento promovido em alusão ao Outubro Rosa e Novembro reúne pacientes e profissionais

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), realizou ontem (05/11), o 1º Encontro Multiprofissional em Oncologia Clínica, com uma programação voltada a profissionais da área e pacientes oncológicos. O evento integra as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, focando na conscientização sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce.

A abertura contou com a presença do superintendente Spyros Cardoso Dimatos, que destacou a relevância do HU-UFSC para a assistência à saúde de média e alta complexidade em Santa Catarina. “Nosso hospital é referência em oncologia e temos um projeto de ampliação para o próximo ano, que inclui a reforma do espaço de quimioterapia, com o objetivo de proporcionar um atendimento ainda melhor aos pacientes e uma formação mais robusta aos novos profissionais na área da saúde”, afirmou.

Ao longo da manhã, especialistas abordaram temas essenciais ao tratamento oncológico. Regina Arruda Leal, médica oncologista do HU-UFSC, iniciou as apresentações com um panorama sobre estadiamento e os diferentes propósitos do tratamento. Marcelo Almeida Pacheco, também oncologista do HU-UFSC, abordou as terapias sistêmicas e as melhores práticas no manejo de efeitos adversos, enquanto a fisioterapeuta Luana Dias de Oliveira e a enfermeira Daiana Souza, destacaram a fisioterapia e a navegação do paciente como importantes aliados no cuidado.

Durante a tarde, a programação foi aberta ao público, com palestras focadas em nutrição, atividade física e cuidados paliativos. A nutricionista Shirley Sousa de Oliveira, do HU-UFSC, explorou o papel da alimentação na oncologia, e o educador físico Cristiano Baka e a médica endocrinologista Cristina Schreiber discutiram os benefícios da atividade física tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Encerrando o evento, Vinícius Aragão Rocha, médico especialista em cuidados paliativos, apresentou estratégias de suporte para pacientes oncológicos e seus familiares, reforçando a importância de uma abordagem compassiva e humanizada.

Para a enfermeira Simara Claudia Michaelsen, da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia (UHHO), o evento foi essencial para divulgar um trabalho em expansão, fortalecer a capacitação das equipes e ressaltar a importância do atendimento multiprofissional em oncologia. “Sendo uma Unidade de Atendimento em Oncologia (UNAVON), lidamos com um número crescente de pacientes que apresentam necessidades muito específicas de tratamento e condições emocionais, passando por diversos setores do HU. Ficamos muito felizes com a participação que tivemos e já estamos planejando a segunda edição,” completou.

Projeto Laços

Durante o evento, o Projeto Laços foi apresentado como uma iniciativa de humanização para acolher pacientes em tratamento oncológico na Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HU-UFSC. Com ações como a distribuição de almofadas do projeto Naninhas do Bem, doação de perucas e lenços, e campanhas de conscientização, o projeto visa amenizar os impactos do tratamento e fortalecer o vínculo entre pacientes, profissionais de saúde e voluntários.

Sobre a Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.