fique por dentro de floripa

- Variedades - 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado com estreia no Brasil de Liyana

18.11.2020

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado com estreia no Brasil de Liyana

18.11.2020
19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado com estreia no Brasil de Liyana
Foto:

Evento será de 21 a 28 de novembro com programação on-line e gratuita

Começa neste sábado a 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A abertura do evento, um dos mais importantes do gênero no país, terá a aguardada estreia no Brasil de Liyana, documentário animado de Aaron Koop e Amanda Koop. O longa é aclamado pela crítica e narra a história da  lendária contadora de histórias da África do Sul, Gcina Mhloph. Sua personagem fictícia, Liyana, ganha vida em uma arte animada inovadora. A exibição será às 19h, na Sessão Longa-Metragem da Mostra. O evento ocorre de 21 a 28 de novembro com sessões de filmes, oficinas, encontros com realizadores e ainda o Fórum Cinema e Educação. Toda a programação pode ser acessada pelo site da Mostra. 

 

Produzido nos países Suazilândia, Qatar e  EUA, Liyana é um filme desafiador, que tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. Liyana é uma homenagem à força do espírito humano e ao poder de contar histórias. 


Curtas iranianos e show de Hélio Ziskind 

 

A abertura da Mostra neste sábado (21) terá também uma sessão especial com quatro animações de curta-metragem do Irã: Namaki, Morning, I Found Out What To Do e Fantasma Covarde, da diretora premiada Reyhane Kavosh. Serão exibidos a partir das 16h na Sessão Curtas, que terá ainda tradução em LIBRAS. São filmes animados, indicados para  crianças a partir de quatro anos, que contam histórias que têm a ver com o cotidiano das crianças, outras com mistérios ou coisas simples do dia a dia. Uma oportunidade para conhecer a produção desse canto do mundo. 

— O Irã é um país que já tem uma filmografia para adultos poética e premiada, e conhecemos pouco a produção para crianças. A abertura será muito bonita e terá uma dublagem mais poética  — diz a diretora da Mostra, Luiza Lins.

Tradicional nas edições anteriores, o Palquinho da Mostra terá também uma versão virtual com três shows imperdíveis e transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube e pela página no Facebook da Mostra de Cinema Infantil. Na abertura, no dia 21, o músico Hélio Ziskind  apresenta repertório de canções ilustradas que contam histórias. Ele é conhecido pelo trabalho como compositor para o Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros. No show, Hélio cantará acompanhado de seus bonecos músicos. 
 

Domingo a programação começa às 11h

No domingo, a programação da Mostra começa a partir das 11h, com o show As canções de Makuru Show, uma experiência musical, cênica e audiovisual para bebês. A atriz e cantora Clarice Cardell transita por canções tradicionais populares da infância, interagindo ao vivo com o percussionista e baterista Lupa Marques e o multi-instrumentista Jota Dale. Tudo isso com a participação do desenho animado de Makuru.

A partir das 16h, a Sessão Curtas exibe três filmes: um espanhol, um colombiano e outro brasileiro: Meu Avô conhece King Kong (Espanha), de Miguel Sáez Plaza; 3 Pies (Colômbia), de Giselle Geney; e O Menino que Engoliu o Sol Brasil), de Patricia Alves Dias. A Sessão terá tradução em Libras e bate-papo ao final com os realizadores. 


O fim de semana termina com mais uma Sessão Longa-Metragem e a exibição de O Pergaminho Vermelho. O filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa. O diretor, Nelson Botter Jr., participa de uma conversa ao final. 

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será virtual

A 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será de 21 a 28 de novembro. Em 2020, a Mostra se reinventa e apresenta um panorama contemporâneo da cinematografia brasileira e internacional em programação on-line e gratuita. Além de exibições de filmes nacionais e internacionais, realiza atividades paralelas como o Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e oficinas de audiovisual para crianças e professores.

A 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizado pela Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo. Tem o patrocínio cultural da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina, da Eletrobrás CGT Eletrosul, da Engie, do Itaú e da Statkraft. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.

Programação completa no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/

Agende-se

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 21 a 28 de novembro
Onde:  https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Quanto: gratuito

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Paradigma Cine Arte está pronto para a reabertura dos cinemas em Florianópolis

30.11.2020

Paradigma Cine Arte está pronto para a reabertura dos cinemas em Florianópolis

Marcoliva lança quarto single do trabalho “Todos Os Santos”

30.11.2020

Marcoliva lança quarto single do trabalho “Todos Os Santos”

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Iguatemi Florianópolis

30.11.2020

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Iguatemi Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.