Durante três dias, 40 estudantes catarinenses se reúnem na Assembleia Legislativa de Florianópolis para conhecer como funciona a tramitação de leis, as proposições e indicações dos deputados e a rotina do Parlamentar. A atividade faz parte do programa ‘’Parlamento Jovem’’, que teve a 15ª edição inaugurada nesta terça-feira,13. As informações são da Agência Alesc.
Antes de iniciar as atividades parlamentares, os estudantes fizeram o juramento de manter e defender as constituições de Santa Catarina e do Brasil, desempenhando com lealdade e sinceridade o mandato a eles outorgado. Jaqueline Baú, de Chapecó, conduziu o juramento e ressaltou a importância da oportunidade de participar do programa, representando os estudantes de sua escola. Ela e os colegas vão defender a aprovação de um projeto de lei que cria no estado um programa de prevenção e combate às drogas.
Os jovens formam partidos políticos, apresentam projetos de lei, elegem a mesa do Parlamento Jovem e formam as comissões permanentes para a análise das matérias. Depois, os deputados aproveitam várias sugestões que são transformadas em projetos de lei e vão à Plenário.
O programa é conduzido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, proposto em 2005 pela deputada Ana Paula Lima (PT). Mais de 500 estudantes já passaram pelo Parlamento Jovem. As escolas participantes são sorteadas e todas as regiões do estado são contempladas. O trabalho envolve a preparação dos jovens deputados antes da chegada à Assembleia Legislativa.
O deputado Gelson Merisio (PSD), presidente da Escola do Legislativo, ressaltou na abertura do Parlamento Jovem que esta é uma oportunidade de desmistificar vários clichês que a sociedade incorporou e que não condizem com a realidade do Parlamento. “Não há função mais nobre do que representar milhares de pessoas. Com este programa damos a oportunidade aos jovens de construírem seu futuro e contribuir para a sociedade”, disse.