Segundo o Censo de 2022, Florianópolis passou a ter 537.213 habitantes. 115.973 (27,53%) a mais do que a pesquisa anterior, em 2010. Foi o sétimo maior aumento populacional em números absolutos do país todo. Uma população que cresce em ritmo acelerado e que busca qualidade de vida. Uma das grandes preocupações é moradia em um lugar com estrutura para garantir segurança, serviços, saúde, infraestrutura e lazer. Segundo dados da prefeitura da capital, Sinduscon e Secovi, o bairro Campeche tem ainda 1/3 da área livre para construção, o que atrai empreendimentos inovadores, tanto comerciais quanto residenciais, ao contrário de bairros como Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e região continental que estão praticamente saturados.
A demanda por moradias na região do sul da ilha vem crescendo e impulsionando o mercado imobiliário. “Devido à qualidade de vida e crescimento constante, os imóveis no Campeche têm grande potencial de valorização a longo prazo”, garante Hildebrando Amaral, sócio da AMS Empreendimentos. Ele conta que a expansão do setor tem se mostrado robusta, principalmente no Campeche.
E não é difícil entender por que os olhos estão voltados para este bairro. Os futuros moradores e investidores escolhem a região não só pelas belezas naturais, mas também pelas facilidades de locomoção com a construção da Via Expressa Sul e do novo acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz e com a duplicação da SC-405. A estrutura local tem ainda transporte público, posto de saúde, escolas, supermercados, postos de combustíveis, restaurantes, centros comerciais modernos e diferenciados e uma estrutura enorme de serviços. É natural para as famílias se mudarem para a região e conseguirem a tão sonhada praticidade no dia a dia, proporcionando mais comodidade e qualidade de vida.
O Campeche é um bairro e um distrito que engloba os bairros do Morro das Pedras e Rio Tavares, numa área total de 35,32 km², sede do primeiro campo de pouso de aviões de Florianópolis e onde fica a maior praia do sul da Ilha. Por ser uma praia oceânica, as ondas são fortes e a água gelada. Mar que atrai banhistas e surfistas brasileiros e estrangeiros, principalmente da América do Sul. No inverno, a grande atração são as baleias, que passeiam em frente à praia, geralmente com os filhotes. Outro grande atrativo da região é a Ilha do Campeche que fica em frente à praia, distante 1,5 km. Como é área de preservação, é proibido acender fogueiras ou fogos de artifício, fazer churrasco ou praticar campismo e o número de turistas é limitado, dependendo dos meses do ano.
Bruna Petry lembra que as belezas naturais são a maior riqueza do bairro Campeche. O distrito tem áreas naturais protegidas por lei desde 1985, entre elas as Lagoas Pequena e da Chica, a área de dunas e vegetação de restinga ao redor da praia. “Todas elas estão incluídas no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição”, explica Amaral. Ela afirma a importância de preservar a natureza e realizar ações junto aos moradores para recuperar e manter a fauna e flora do local.