Aqueles sem acesso à internet ou que enfrentarem dificuldades no cadastro podem agendar atendimento na prefeitura para receber o suporte necessário.
A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano reforça a importância das famílias de baixa renda ou sem imóvel próprio realizarem o cadastro habitacional.
O procedimento é essencial para a seleção de beneficiários dos projetos habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, e outros que venham a ser implementados no município.
“Sem o cadastro, famílias que atendem aos critérios e entrariam com prioridade máxima, podem perder a oportunidade de serem contempladas com um imóvel,” afirma Ivanna Carla Tomasi, secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
O cadastro habitacional não só assegura a participação nos futuros sorteios de moradias, mas também fornece ao município informações detalhadas sobre o perfil socioeconômico da população.
“Esses dados são essenciais para desenvolvermos políticas públicas de habitação mais justas e eficazes, atendendo realmente quem mais precisa”, complementa Ivanna.
O processo de cadastro é viabilizado pela Aprova – plataforma de gestão e automação de processos do setor público – que realiza os sorteios online de forma segura, transparente e auditável.
Marco Antonio Zanatta, fundador e CEO da Aprova, explica que a tecnologia analisa as informações concedidas pelos beneficiários no ato do preenchimento do cadastro e esses dados são cruzados com as diretrizes do Plano Diretor.
“A plataforma realiza sorteios de forma automatizada atendendo às exigências dos órgãos fiscalizadores. Além de facilitar o acesso das famílias ao cadastro habitacional, a plataforma garante que as escolhas sejam feitas de forma impessoal e de acordo com os critérios estabelecidos”, comenta Marco.
Como fazer o Cadastro Habitacional
Para fazer o cadastro habitacional o beneficiário deve acessar o site: https://app.aprova.com.br/florianopolissc e fazer login com uma conta gov.br.
Depois de logado deverá clicar em: Cadastro Habitacional – Solicitar – Novo processo. Quem já possui cadastro deve atualizar as informações.
As famílias que não têm acesso à internet ou encontrarem dificuldades em completar o cadastro online podem agendar um atendimento presencial na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, onde receberão o suporte necessário.
O agendamento também pode ser feito pelo site: https://smdupmf.proxximo.com.br/?mod=infotv.agendamento ou pessoalmente no endereço: Avenida Pref. Osmar Cunha, nº 77, Centro, Florianópolis.
Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Secretaria: (48) 3251-4905 – apenas por mensagem de texto.
Foto: O procedimento é essencial para a seleção de beneficiários dos projetos habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida e outros programas. Crédito: @wirestock / Elements Envato licenciado por Aprova