spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

11 empresas são reconhecidas no Prêmio  AEMFLO Inovação 2023 

Grande Florianópolis11 empresas são reconhecidas no Prêmio  AEMFLO Inovação 2023 
spot_img
spot_img

Compartilhe

Sabe aquela mudança que você percebeu na empresa que frequenta há muito tempo? Ou aquela outra mudança que fez você ser atendido com muito mais agilidade? São  essas ideias inovadoras que foram reconhecidas nesta quinta-feira, 4/5, no Prêmio AEMFLO Inovação 2023. Onze empresas foram premiadas nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia e Construção Civil. 

Elas foram selecionadas entre 27 empresas finalistas que inscreveram suas ideias inovadoras, foram analisadas por uma comissão julgadora e participaram da votação on line. Segundo o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, a inovação é algo que gerou um resultado diferente para o seu negócio. “É a forma que fez sair de um ponto de conforto e trouxe algo novo, que gerou mudança e consequentemente a espera do sucesso. Este é o conceito de inovação que queremos. Queremos espalhar as boas ideias, inspirar empreendedores e gerar movimento. Todas essas empresas que estão aqui já são vencedoras por promoverem a inovação”, destaca. 

Todas as empresas participantes  inscreveram seus cases baseadas na temática central: ‘’inovação’’, descreveram estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, fizeram descrição das fases do case e resultados quantitativos e qualitativos. Segundo Rafael Reitz, presidente da Comissão Organizadora e diretor da Indústria da AEMFLO, o Prêmio AEMFLO nasceu por conta de três premissas: aproximar os associados das entidades, alcançar todos os tipos e tamanhos de empresas, e ser um Prêmio sério, com credibilidade e com muita qualidade. “Eu não tenho dúvidas que todas as empresas passam por processos de inovação, basta parar e olhar de fora, para reconhecer onde mudanças foram promovidas.“ Ele ainda destacou a grande riqueza dos cases é o grande legado deste prêmio. 

João Moacir Will, presidente do Conselho Deliberativo da AEMFLO e CDL de São José, destacou que Santa Catarina dá certo porque é feita de pessoas exemplos de luta ao falar dos empreendedores que se dedicam pelo crescimento econômico do estado. “Parabéns a cada um de vocês que participou deste prêmio”.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, explicou que a conexão entre o empreendedorismo e a inovação traz resultados incríveis para o desenvolvimento. “Inovação é tão importante porque faz parte da melhoria do ambiente de negócios para gerar riqueza, por outro lado tem a ver com a melhoria da gestão das empresas”. O Sebrae/SC ajudou 134 mil empresas em 2022 a melhorarem sua gestão e mais de 65 mil delas com ações de inovação. “Foram investidos mais de 35 milhões de reais diretamente para promover a inovação nas empresas”. 

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, falou que a prefeitura  é grande parceira das empresas e promotora da inovação do município. “A inovação é um processo contínuo e de parceria”. 

*Palestra Internacional*

O evento contou com a palestra do professor Clóvis de Barros Filho sobre o tema inovação. Clóvis destacou como colocar a inovação em prática. O professor é conhecido por sua didática bem-humorada e sua capacidade em simplificar conceitos complexos da filosofia. 

*Núcleos Empresariais*

Dentro do Prêmio AEMFLO Inovação, foi criada a categoria Núcleos Empresariais 2023, que visa reconhecer, valorizar e premiar o núcleo que teve o projeto ou ação de maior destaque no ano de 2022. Segundo o superintendente executivo da AEMFLO e CDL-SJ, Gilson Zimmermann, o objetivo é estimular a busca constante por melhores práticas dentro dos núcleos empresariais, desenvolvimento do associativismo e aprimoramento dos participantes.

O núcleo que foi reconhecido como destaque foi a AEMFLO Jovem. A 

AECIA – Associação Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores e a AEMFLO ficaram entre os três finalistas.

FOTO: Germano Rorato