spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

O Centro Cultural Veras reabre as portas com o projeto Veras Veritas Rede Colaborativa 

VariedadesO Centro Cultural Veras reabre as portas com o projeto Veras Veritas...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A feira de arte, artesanato, design, publicação e vestimenta expõe o trabalho da rede colaborativa do centro cultural, nos dias 1 e 2 de julho, das 10h às 19h. Mais atrações marcam a reabertura do espaço.  

A entrada é franca

Um edifício erguido como uma semente para o presente e futuro. Assim foi anunciada a chegada do Centro Cultural Veras em Florianópolis, inaugurado no Córrego Grande em agosto do ano passado, um lugar idealizado pelo curador catarinense Josué Mattos. Após a abertura, celebrada pelo setor de arte contemporânea nacional, o Veras teve que fechar as portas por um período para buscar apoios que permitissem concluir a etapa de construção e dar andamento às atividades propostas.

No fim de semana, nos dias 1 e 2 de julho, o Veras reabre ao público com a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa. A programação ocorre das 10h às 19h, com entrada gratuita e muitas atrações para visitantes de todas as idades. A começar pela Feira de Arte, Design, Artesanato, Publicação e Vestimenta, que reúne no local os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço. 

“Construir uma rede empenhada em desenvolver ações culturais, por meio de um sistema de autogestão e economia colaborativa, é um caminho para sairmos dos impasses relacionados com apoios que poderão deixar de existir de um momento para outro. Por isso inventamos meios para atuar em rede e fazer acontecer uma programação concebida desde muito antes de o primeiro tijolo ser assentado no edifício”, comenta Josué Mattos, historiador da arte e curador. 

O mapeamento da primeira rede de profissionais em sincronia com os objetivos do Veras coloca em evidência processos artísticos e produtos elaborados a partir de técnicas manuais, numa lógica contrária à fabricação em grande escala da indústria. De acessórios, roupas, objetos decorativos, publicações, mobiliário, há uma diversidade de criações e propósitos que estarão em exibição e à venda nas datas.

No sábado (1), a manhã começa com uma visita guiada pela instalação do artista Samuel Casal, pela intervenção na fachada, de Ana Teixeira e por algumas ideias que definem a edificação do Veras. A visita será conduzida por Josué Mattos, co-fundador do Veras. Na sequência, uma programação destinada ao público infantil, com ações artísticas coordenadas pelo Centro Cultural Veras, das 10h às 11h30. O almoço está garantido, das 11h30 às 15h, com a Feijoada Vegana preparada pela Cantina do centro cultural. À tarde, às 14h, a conversa será  organizada com a colaboração de ceramistas presentes na rede colaborativa.  “Aquilo que no barro contém” é um debate aberto sobre a prática da cerâmica, coordenado por Diogo Chicatto, Irene Camargo, Korina Costa e Victoria Vélez.

Na sequência, às 15h, a jornalista Simone Bobsin, à frente do portal ARQ SC, assume a roda com o tema SABER FAZER: manualidades têxteis e suas conexões na contemporaneidade + agulhaço. A proposta aberta consiste em praticar manualidades com agulhas de bordado, tricô, crochê, fios e linha para tecer um bom papo com as convidadas Norma Bruno – escritora, bordadeira e editora -, e Eneida Soares de Macedo, que expõem seus projetos “Casaqueto Poesia de Vestir” e ” O Oceano que nos une” no local.

Ainda confirmados no papo a arteterapeuta do Projeto Estudando a Maternidade Susan Mariot, Marisa Mallmann da Nipocultural, Aline Monçores professora UDESC e Doutora em Design, pesquisadora sobre consumo, cultura e têxteis; Kellyn Batistela e Mara Rúbia (Udesc).

O sábado ainda conta com a oficina de gravura, às 16h, pilotada por Vinícius Flores, que apresenta a xilogravura em termos de processo, materiais e técnicas empregadas no trabalho. Às 18h, o dia finaliza com chave de ouro com o Recital Conjunções musicais, coordenado por Rodrigo Warken com convidados Chico Saraiva(violão) e David Ardido (piano). No repertório serão tocadas as clássicas como as Bachianas Brasileiras, Prelúdio – Heitor Villa-Lobos [1887-1959] entre outras.

Domingo no Veras

No domingo, 2 de julho, das 10h às 11h30, a programação infantil abre a agenda do dia. Às 14h, o estúdio O’Tropicalista + Lu de Moraes propõem uma caminhada  nos arredores do Centro Cultural Veras. Os participantes serão estimulados a fazer registros fotográficos do percurso, publicando-as – assim como suas impressões e reflexões – em suas redes sociais com as tags #embuscadepaisagens e #verasveritas. Essas publicações serão republicadas no IG @embuscadepaisagens a fim de construir a paisagem coletiva desse percurso e a memória do projeto.

Às 15h, o artista Joelson Buggila propõe o aulão de yoga intitulado “Arar a Terra”. Ana Teixeira apresenta a performance e intervenção na fachada do Veras. “É tarde, mas ainda temos tempo”, recebe a participação de dezenas de pessoas e amplia o escopo de reflexões acerca das responsabilidades que a nossa comunidade tem frente ao que definimos como futuro. Emenda, às 17h, o show acústico com Daniel Arena – Voz e Violões ao ritmo do folk, roots rock e indie. 

A Veras Veritas Rede Colaborativa conta com o apoio do portal Floripa Cultural, portal ARQSC e ACASAA. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO DE REABERTURA DO CENTRO CULTURAL VERAS 

01 E 02 DE JULHO, DAS 10H às 19H 

VERAS VERITAS – Rede colaborativa 

*Sábado, 01 de julho* 

10h – Abertura da feira

11h30 às 15h – Feijoada Vegana na Cantina do Veras

14h às 15h –  Bate papo com ceramistas – Aquilo que no barro contém – com Diogo Chicatto, Irene Camargo, Korina Costa e Victoria Vélez

15h às 16h – Tarde de conversa + agulhaço:  SABER FAZER: manualidades têxteis e suas conexões na contemporaneidade – com Norma Bruno, Eneida Soares de Macedo, Susan Mariot, Marisa Mallmann, Aline Monçores, Kellyn Batistela, Mara Rúbia e Simone Bobsin

16h às 17h – Oficina de gravura – com Vinícius Flores

18h – 19h – Recital Conjunções Musicais – Chico Saraiva, violão; David Ardigo, piano; Eduardo Trojan, canto; Igor Dezan Vianna, piano; Juan Rossi, violino; Maria Bernardete; Castelan Póvoas, piano; Mauren Frey, piano; Pedro Bernardo, viola; Rodrigo Warken, piano; Weliton de Carvalho, piano

*Domingo, 02 de julho*

10h – Abertura da feira

14h às 15h –  Em busca de paisagens – O Tropicalista + Lu de Moraes

15h às 16 –  Aulão de yoga: Arar a terra, cultivar o corpo – Joe Buggilla 

16h às 17h De corpo presente – performance de Ana Teixeira

17h às 18h Show de Daniel Arena Trio – Daniel Arena, voz e violões; Artur Cipriani, baixo; Angel Oliveira, bateria e percussão.

19h Fim da feira

Rede Colaborativa Vera Veritas

Alma Nattiva @alma.nattiva

Anileiras da Ilha @anileirasdailha

Ahow Cerâmica @ahowceramica

Bicho Carpinteiro @bichocarpinteiroo

Bugui ṃȏԀѧ ѧғяȏċһıʟєṅѧ @buguiafrika

Burocrata @burocratacarimbos

Carol Krügel @carolkrugel

Coletivo 7Mulheres @coletivo7mulheres

Cultura e Barbárie Editora @culturaebarbarie

Cora Oestroem @cora.oestroem

Dasvaus @dasvaus

Delphine Morlet @delphinemorlet_atelier

Editora Noa Noa @editoranoanoa

Elas Fazem Nós @elasfazemnos

manolo.art.br @estudiomanolo

FofysFactory @fofysfactory

Irene Camargo @atelie.siridalua

Ivan Jerônimo @ivanjeronimo

Luciana Petrelli @lucianapetrelli

Madero Oz @madero.oz

Maria Luiza Amorim @marialamorim

Marinês Busetti @marines_busetti

Marc Engler @marcengler

O Religare @o_religare

o tropicalista @otropicalista

Studio Laska @studiolaska

pancália @pancalia_

Regenera Art @regeneraart

Rio – Rio @riorioatelie

Korina Costa @studio_korinacosta

Selo Patifaria @selo.patifaria

SerTão Bom @sertaobomsaboaria

Vinicius Flores @iniciusflores

Victoria Vélez @vickyvelezceramica