spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Amaro Freitas, destaque na cena contemporânea do jazz, apresenta espetáculo inédito em Florianópolis

VariedadesAmaro Freitas, destaque na cena contemporânea do jazz, apresenta espetáculo inédito em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O show acontece no dia 3 de junho, às 20h30 no Teatro Ademir Rosa (CIC). Os ingressos estão à venda pelo Sympla

O pernambucano Amaro Freitas é um dos artistas mais aclamados da cena do jazz nacional e internacional da atualidade. Em sua trajetória estão turnês em várias regiões dos EUA, Europa, além de cidades brasileiras e participações em festivais como o Montreux Jazz Festival. Na capital catarinense, Amaro apresenta seu show “Sankofa” no dia 3 de junho, às 20h30 no Teatro Ademir Rosa (CIC).

Suas apresentações são marcadas pela singularidade da sua técnica, intensidade das composições somada a interação com a plateia. Não à toa, Amaro foi convidado a fazer parcerias com artistas consagrados no país como Lenine, Milton Nascimento, Criolo e Sandy. Seu estilo reúne influências do baião, frevo, coco e ritmos nordestinos aliados ao jazz. 

Amaro Freitas esteve em Florianópolis em 2022, quando participou do projeto “Sexta Jazz AF” com recorde de público. Dessa vez, o pianista vem acompanhado do trio formado por ele, Jean Elton no baixo e Hugo Medeiros na bateria, à convite do “Marte Sessions”. “O Marte Sessions terá início com o show do Amaro Freitas, por ele representar nosso objetivo: fortalecer a música instrumental, além de novos artistas da música popular brasileira”, afirma Tailor Morais, diretor da Marte Cultural, produtora responsável pela realização de projetos conhecidos na cidade como o “Dança em Cena” e “Domingo com Teatro”.

Sankofa e a ancestralidade como fonte de inspiração

O show “Sankofa” traz no repertório as músicas do seu terceiro álbum, reconhecido e premiado internacionalmente pela sua relevância e também traz histórias que explicam as composições inspiradas em contos africanos e elementos ancestrais. O próprio nome “Sankofa” vem da representação de um pássaro com o pescoço voltado para as costas, um ícone adinkra, conjunto de códigos dos povos Acã, da África Ocidental. 

Entre as composições presentes no repertório estão “Baquaqua”, inspirada na história do africano Mahommah Gardo Baquaqua; “Vila Bela”, nome de um quilombo liderado por Tereza de Benguela; além de “Nascimento”, dedicada a Milton Nascimento. Além dos temas de “Sankofa”, o trio também apresenta composições dos dois primeiros discos, “Rasif” (2018) e “Sangue Negro” (2016).

AGENDE-SE

Marte Sessions apresenta Amaro Freitas Trio – Sankofa 

Sábado, 3 de junho, às 20h30

Teatro Ademir Rosa (CIC)

Ingressos: Sympla

Classificação: livre

Produção: Marte Cultural