fique por dentro de floripa

- Geral - Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020
 Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?
Foto: pixabay/ Divulgação

teste de personalidade de MBTI é um teste clássico em que são escolhidas frases que melhor se adaptam a sua personalidade e preferências. É uma ferramenta útil para descobrir sua carreira ideal, traçar planos de carreira ou simplesmente promover o autoconhecimento.

Muitos processos seletivos incluem o teste de personalidade MBTI na fase de avaliação, para facilitar na hora de mostrar a relevância e a confiabilidade do candidato no mercado.

O que é MBTI?

O teste de personalidade MBTI é um método utilizado para identificar o tipo psicológico de uma pessoa. O teste pode ser aplicado por meio de questionários com alternativas diferentes que refletem suas preferências.

Com esses resultados é possível encontrar 16 tipos de diferentes personalidades. O MBTI é definido como o teste de personalidade mais utilizado no mundo pelo The Myers-Briggs Company, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano. 

O teste de personalidade MBTI tem essa popularidade devido a sua praticidade e eficiência na classificação de estilo, comportamento, características no trabalho entre outros aspectos humanos.

O teste de personalidade MBTI diz respeito às descrição de processos básicos da psicologia que se baseiam pelas escolhas e preferências do candidato. 

Os tipos psicológicos se dividem em quatro dicotomias e com pares opostos. E em cada dicotomia as escolhas são feitas no polo mais confortável sinalizando a maneira de agir que combina com cada personalidade.

O teste de personalidade MBTI foi criado em 1943 pela psicóloga Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Cooks Briggs. Elas acompanharam por anos o psicanalista Carl Gustav Jung e desenvolveram o instrumento de personalidade com base junguiana.

O propósito delas era mostrar que existem muitas diferenças entre os seres humanos que podiam ser positivas e complementares, ao invés de conflitantes. 

Com isso ajudaram as pessoas a se compreenderem melhor e reconhecer seus elementos psíquicos na hora de fazerem suas escolhas.

Quais os benefícios do MBTI?

Por ser um dos testes mais precisos para a identificação de características de personalidade, pois os benefícios do teste de personalidade MBTI são inúmeros, a começar pela credibilidade e praticidade do processo para as empresas promovendo o autoconhecimento de todos.

Contudo, é muito importante que as empresas conheçam seus colaboradores e que acima de tudo entenda suas capacidades, tensões e medos que influenciam muito na sua vida pessoal e profissional.

Identificar os tipos de colaboradores é o mais indicado para determinados cargos. Quando a empresa identifica o colaborador e consegue inseri-lo onde ele melhor se encaixa, o rendimento do mesmo é mais satisfatório trazendo assim conforto e melhores resultados para ambos.

Como funciona o teste de personalidade MBTI?

O teste é feito por meio de uma análise de respostas de um questionário. As perguntas devem ser respondidas de acordo com a escala abaixo:

●      Discordo totalmente

E os resultados são a combinação de 4 letras dentre 8 possíveis que definem a classificação lógica de cada tipo de personalidade.

Cada letra é representada por 4 dimensões dicotômicas, que são duas opções de resposta para cada 4 características que compõe a personalidade.

A seguir podemos entender melhor as 4 dimensões do teste de personalidade de MBTI. Veja! 

  1. Fonte de energia: 
     
  1. Modo de perceber o mundo:
     
  1. Forma de avaliar, julgar, organizar e decidir:
     
  1. Estilo de vida:
     

 

As 16 personalidades do teste MBTI

A seguir podemos entender o que cada sigla representa em termos de resultados. 
 

  1. ISTJ: “Logístico” - são definidores de integridade, lógica prática e dedicação total e incansável ao dever.
     
  2. ENTJ: “Comandante” - são carismáticos, confiantes e projetam autoridade de uma forma que atrai multidões.
     
  3. ESFJ: “Cônsul”- são os mais populares, os chefes de torcida e capitães de times.
     
  4. ENFJ: “Protagonista” - líderes por natureza, cheios de paixão e carisma. São confiantes e influenciam todos ao seu redor.
     
  5. ESTJ: “Executivo” - são honestos, dedicados e dignos. São valorizados pela sua orientação e clareza na hora de conduzir por caminhos difíceis.
     
  6. ENFP: “Ativista” - tem o espirito livre e geralmente são os que alegram a festa e estão menos interessados na emoção e prazer momentâneo.
     
  7. ENTP: “Inovador” - tem um melhor senso de raciocínio sobre os outros, mas também ideias opostas.
     
  8. ESFP: “Animador” - são os mais alegres e que ficam presos na excitação do momento a todo instante, querendo que os outros se sintam assim também.
     
  9. INTP: “Lógico” - os lógicos são criativos e geralmente conhecidos como filósofos, pensadores, professores.
     
  10. INFP: “Mediador” - são verdadeiros e idealistas sempre procurando o melhor nas piores pessoas e situações. São calmos e tímidos.
     
  11. ISFP: “Aventureiro” - são verdadeiros artistas. Preferem usar a estética, design ou até mesmo suas próprias escolhas para empurrar os limites de convenção social.
     
  12. ISTP: “Virtuoso” - adora explorar o mundo a sua volta sendo racional e tranquilo. São fabricantes naturais que se movem de projeto em projeto sendo muito úteis.
     
  13. INTJ: “Arquiteto” - são ambiciosas, imaginativos ainda que privados, curiosos mas não desperdiçam sua energia. 
     
  14. INFJ: “Advogado” - são sonhadores ativos, pessoas capazes de tomar medidas concretas e realizar seus objetivos com um impacto positivo.
     
  15. ESTP:  “Empresário” - adora ser o centro das atenções, mantem uma conversa enérgica com uma boa dose de inteligência.
  16. ISFJ: “Defensor” - são quietos e reservados, geralmente são pessoas bem desenvolvidas e de relações sociais robustas.

Conclusão 

Agora que você sabe tudo sobre o teste de personalidade MBTI é importante frisar que ele possui embasamento da ciência comportamental e representa a teoria mais aclamada do psicanalista Carl Jung traduzida para o teste de personalidade.

Por esse motivo, o teste de personalidade MBTI é conhecido como uma forma assertiva e confiável para identificar personalidades e seus comportamentos, pois com essa quantidade de benefícios, o teste de personalidade MBTI se tornou essencial para quem deseja atuar com desenvolvimento humano. 

Além disso, o teste de personalidade MBTI também servir para fazer uma autoavaliação profunda e despertar todo o seu potencial fazendo com que o seu uso seja ainda mais transformadora.

A personalidade pode influenciar na comunicação, enquanto algumas pessoas têm mais facilidade com relações interpessoais, outras constroem um universo dentro da própria mente. 

Sendo assim, as personalidades variam de acordo com o nível de interação do candidato e na qualidade de comunicação com o mundo externo.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Cupom Campeão completa 4 anos de parceria com o Instituto Guga Kuerten

16.10.2020

Cupom Campeão completa 4 anos de parceria com o Instituto Guga Kuerten

Anatel quer que operadoras colaborem com a universalização do 5G no Brasil

13.10.2020

Anatel quer que operadoras colaborem com a universalização do 5G no Brasil

Empresas de TV por assinatura perdem mais de 1 milhão de clientes em um ano

13.10.2020

Empresas de TV por assinatura perdem mais de 1 milhão de clientes em um ano

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.