spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

 Projeto Nosso Bairro é nova “arma” para combater a falta de acesso à cultura de jovens e crianças da Agronômica

Variedades Projeto Nosso Bairro é nova “arma” para combater a falta de acesso...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Aula inaugural, de percussão, será no dia 14 de dezembro, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica, em Florianópolis

A história remete a 2016, quando surgiu o projeto Nosso Bairro, por meio de um diagnóstico das dores das comunidades do entorno da Agronômica, que compreende as localidades carentes da Vila Santa Rosa, Morro do Horácio, Vila Santa Vitória, Morro do 25 e Nova Trento. A ideia é contribuir para acesso à saúde, educação, cultura e demais necessidades de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Devido à pandemia, o projeto sofreu um hiato, paralisando suas atividades entre 2019 e 2021. Contudo, em 2022 as ações retomaram com intervenções artísticas por meio da criação de um grande grafite na Vila Santa Rosa e da exposição de obras de arte e painéis nas creches do bairro e no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica.

A partir de 14 de dezembro de 2022, o projeto NOBA (sigla que remete à denominação Nosso Bairro) fica ainda mais forte, focado em mais oportunidades à juventude da região. Concebido pela Incentive com patrocínio de empresas parceiras através da Lei Rouanet, essa nova fase terá a aula inaugural nesta data, em um ponto convergente – o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica numa parceria inédita com a Secretaria de Assistência Social, Prefeitura de Florianópolis e Somar Floripa.

Esta inauguração será por meio de uma oficina de percussão, cujos instrumentos estão prontos para o deleite de crianças e adolescentes, num local seguro, acessível, com acompanhamento da equipe local. Enfim, toda estrutura necessária para ter uma ação bem-sucedida. “Escolhemos este ponto neutro em comunhão com a Prefeitura por ser de fácil acesso aos cerca de 60 alunos inscritos no serviço do Centro de Convivência, para que possam interagir, confraternizar, aprender e ter uma vida social mais ativa, além da sala de aula”, afirma Raphael Ribeiro, organizador do NOBA e sócio da Incentive, proponente do projeto junto à Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo).

Ribeiro se inspirou nas ações do Afroreggae, Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da mesma meta – despertar potencialidades artísticas e intelectuais de jovens das camadas populares. Aí estão incluídas artes de rua, música, artes plásticas e uma integração que falta a estes potenciais líderes futuros.

A iniciativa aumenta a autoestima das crianças e adolescentes atendidas no Centro de Convivência. “Nossa ‘arma’ é a cultura, o bem-estar e a convivência junto aos diferentes”, reforça Ribeiro.

Presente na Agronômica há duas décadas, a ENGIE Brasil Energia, uma das patrocinadoras do NOBA, reforça a importância do incentivo à cultura especialmente para o público jovem, que está em fase de formação. “Apoiar projetos que fomentam as atividades culturais para crianças e adolescentes está totalmente alinhado à nossa visão. Enxergamos a cultura como um elemento de transformação social que contribui diretamente na construção de um futuro melhor”, destaca Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Cultura da ENGIE.

A ideia não é ousada, mas óbvia, já que o objetivo é cooptar esses jovens à diversão, estudo, alimentação e, principalmente, a um norte para suas vidas.

O Projeto Nosso Bairro (NOBA) é viabilizado com recursos do regime de mecenato da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991) – PRONAC 186107 – e conta com o patrocínio da Engie, Jeep DVA e Quantum Engenharia, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura de Florianópolis e Somar Floripa. Além do apoio do Programa Bem Viver (Ministério Público Federal – Seccional Santa Catarina) e Associação de Moradores da Agronômica (AMA). A realização fica a cargo da Incentive, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo / Governo Federal.

Mais informações em www.incentivedeverdade.com.br ou na página do Instagram https://www.instagram.com/incentive_de_verdade/